MundoBola Flamengo
·1 ottobre 2025
Como mudança no calendário da CBF impacta próxima temporada do Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·1 ottobre 2025
A mudança do calendário da CBF pode ser boa por alguns lados, mas também pode impactar o início da próxima temporada do Flamengo. Não só do Mengão, mas de todos os clubes. O MundoBola Flamengo levanta a questão para análise do público e mostra o que pode ser impactado com as alterações divulgadas nesta quarta-feira (1º).
Logicamente, o Brasileirão vai se estender por toda a temporada. O Estadual sofreu redução nas datas, conforme anúncio da Ferj em junho, e vai até março. Mas ambos os torneios começam praticamente de forma simultânea, em janeiro.
A mudança no calendário da CBF traz o Brasileirão começando em 28 de janeiro. O início do Campeonato Carioca, por sua vez, está programado para uma semana antes disso, em 21 de janeiro.
As datas do Estadual caíram de 15 para 10, e já saíram até os grupos: o Flamengo está no Grupo B, com Botafogo, Madureira, Maricá, Boavista e Nova Iguaçu.
Isso impacta diretamente no planejamento do Flamengo e dos demais clubes participantes do Carioca e do Brasileirão. Isso porque, até março, as equipes podem ter que dividir as atenções do Estadual com o torneio nacional, após a mudança feita pela CBF.
Os clubes podem ter que usar equipes alternativas em alguns jogos, por exemplo. Vale lembrar que a Ferj vetou a utilização de base nas fases mais avançadas do Carioca nas últimas temporadas.
Por isso, o MundoBola Flamengo entrou em contato com a Ferj para entender como serão essas questões no próximo Campeonato Carioca, após a mudança no calendário da CBF, que passa a conflitar com o da federação carioca.
A reunião Arbitral ainda vai definir os pontos de regulamento, mas ainda não há data para isso acontecer. A reportagem questionou a Ferj sobre a intenção prévia de manter essa obrigação, mas a fonte ligada à federação afirma que o calendário novo acabou de nascer, e por isso, ainda não é possível ter uma visão inicial sobre o tema.
Fato é que, em um primeiro momento, a ideia de muitos clubes pode ser usar as categorias de base. Foi assim no início das últimas temporadas. Precisando conciliar o Carioca com o Brasileirão, alguns clubes poderiam até intensificar isso nos próximos anos.
Com o Brasileirão começando mais cedo, o mercado de transferências também pode sofrer impacto. Com a competição se iniciando em janeiro, os clubes podem ainda estar se organizando para a temporada, como acontece regularmente.
É possível que o Campeonato Brasileiro se inicie com as equipes ainda tentando montar seus elencos para a temporada com a mudança no calendário da CBF.
A janela de transferências deve ser aberta no dia 1º de janeiro, podendo se estender até o início de março.
Para citar os reforços do início de 2025, por exemplo. O Flamengo anunciou o zagueiro Danilo em 29 de janeiro, um dia após a data que, em 2026, marca o início do Brasileirão.
Até o nome sair no BID e o atleta ser regularizado para jogar, também pode levar mais alguns dias. Isso mostra que o fechamento do elenco para o Campeonato Brasileiro deve ser impactado na próxima temporada.
E fechar o elenco não significa só comprar, como, também, se desfazer de algumas peças. O atacante Carlinhos foi anunciado pelo Vitória no dia 4 de fevereiro, o que mostra que os outros clubes também devem começar o Brasileirão sem os elencos fechados. O planejamento terá que acontecer ainda mais cedo.
A mudança no calendário da CBF acarreta, ainda, nas férias dos jogadores. Tempo, o time pode até ter, mas isso pode significar menos preparação para o início do Brasileirão ou até time alternativo.
O Flamengo quer o tetra da Libertadores, e caso conquiste o título, joga a Copa Intercontinental no final do ano. A grande final está marcada para 17 de dezembro.
Depois da possível decisão, há tempo hábil para 30 dias de férias. Mas isso significa pouca - ou nenhuma - pré-temporada para a preparação da equipe de Filipe Luís.
Os jogadores podem se reapresentar em 17 de janeiro, por exemplo, o que significaria estar há cerca de dez dias antes do início do Brasileirão.
O tempo será curto até o início da disputa da competição. Dependendo da preparação de alguns jogadores, existem chances até de alguns nomes importantes ficarem fora do início do torneio por conta da mudança no calendário da CBF.
A mudança no calendário da CBF também pode ter lados positivos, como a redução de até 15% nos jogos. Isso é ótimo, principalmente para o Flamengo, que busca brigar em todas as frentes possíveis.
Nos últimos anos, o clube ultrapassa uma boa quantidade de jogos. No ano passado, foram 73 jogos totais, caindo na Libertadores nas quartas de final. Em 2019, por exemplo, foram 74 partidas.
Com cinco datas a menos no Cariocão, e a Copa do Brasil passando a ser disputada em partidas únicas, e não mais de ida e volta, a carga de jogos será menor.
A maratona incessante de partidas deve melhorar, e os times de elite que sofrem com excesso devem ter um descanso.
Os impactos podem ser diversos. Fato é que a mudança no calendário da CBF aconteceu, tanto em Brasileirão, quanto na Copa do Brasil. Além da criação de regionais, como a Copa Sul-Sudeste, sem a participação de clubes em torneio da Conmebol. Agora, o Flamengo e os demais clubes brasileiros podem ter que pensar em novos planejamentos almejando competir desde o início da temporada.
Live
Live
Live
Live