Fala Galo
·15 dicembre 2025
Conheça os defensores do Galinho que vão ganhar espaço no Campeonato Mineiro

In partnership with
Yahoo sportsFala Galo
·15 dicembre 2025

Por Jonatas Berto
No início de 2026, o Atlético dará espaço para diversos jogadores jovens, no time principal. O clube anunciou que diversos destaques do Galinho iniciarão o Campeonato Mineiro – ganhando, assim, a tão sonhada minutagem no futebol profissional. Nesta série de matérias, o Fala Galo vai analisar quem são estes jogadores, e como eles se destacaram até aqui.
Ao final da análise de cada jogador, vamos colocar as indicações “olho nele!“, ou “precisa de paciência“. A primeira acena a possibilidade do atleta encaixar no time de Jorge Sampaoli em pouco tempo. A segunda, por sua vez, aponta a possibilidade de se ter mais paciência com a adaptação do jogador.
Samuel está há pouco tempo no Atlético, mas causou impacto imediato. O zagueiro de 19 anos estava no Santos, de onde chegou, no segundo semestre, para o time sub-20. Encaixou rapidamente na equipe titular, tendo boa imposição, leitura defensiva, e rebatendo bem a bola. O defensor atua pela esquerda – faixa de campo onde jogou Junior Alonso, em 2025.
Numa categoria sub-20 que teve muitas dificuldades defensivas nos últimos anos, e não revelou bons zagueiros, Samuel foi capaz de demonstrar muita confiança, muito rápido. Então, é Olho Nele!
Luiz Gustavo é um caso interessante, na nossa lista. Vindo do Sporting-POR, ele é mais um que chegou ao Galinho no segundo semestre do ano. Diferente de Samuel, não causou impacto imediato, e alternou jogos entre a titularidade e o banco de reservas.
Algo que pode favorecer uma possível escalação de Luiz Gustavo, no esquema de Jorge Sampaoli, é que o lateral pode também jogar mais adiantado. Ele já atuou como um ponta, no time sub-20. A versatilidade é uma característica cada vez mais valorizada, pelos treinadores.
Luiz Gustavo precisa de paciência.
Vitão é o defensor mais visado da base do Atlético, e uma das maiores promessas brasileiras da categoria sub-17. Até por isso, estreou cedo no Galinho sub-20, jogando o mata-mata do Campeonato Mineiro do ano passado. Ficou marcado por uma falha na final, contra o América, onde errou uma saída de jogo simples, e o adversário marcou o gol do título. Desde lá, no entanto, Vitão “firmou o pé” no sub-20, correspondendo sempre que chamado. Só não foi o grande destaque defensivo da categoria, pois passou boa parte do ano cedido à equipe sub-17, onde levantou o título do Campeonato Brasileiro. O jogador de 17 anos é presença constante nas convocações da Seleção Brasileira, onde disputou o Mundial Sub-17, em 2025.
Assim como Samuel, Vitão é zagueiro pela esquerda. Além da imposição física e boa leitura de jogo, aperfeiçoou sua capacidade de condução de bola, e marcou gols de bola parada, aparecendo na área.
Destaque no sub-17, destaque no sub-20, e destaque na Seleção. Olho Nele!

Vitão, zagueiro promissor do Atlético (Foto: Pedro Souza/Atlético)
Nos últimos anos, a base do Galo demonstrou uma dificuldade comovente em revelar bons laterais. Coube ao promissor Kauã Pascini colocar a casa em ordem. O jogador de 17 anos tem o estilo de jogo que Sampaoli gosta: avança para o ataque, se movimenta muito, e é participativo no último terço do campo. Pascini chegou a jogar algumas vezes no sub-20 no ano passado, sem destaque. Voltou ao sub-17, aperfeiçoou seu jogo, e viveu um 2025 espetacular. Marcou gols, deu assistências, e terminou o ano mais uma vez no sub-20 – agora jogando bem.
Pascini é uma espécie de “Guilherme Arana do Galinho”. Se notabiliza mais pelo ataque do que pela defesa, e gosta de interagir com os atacantes. Além de lateral-esquerdo, chegou a atuar mais avançado, como um ponta, sob o comando do técnico Leandro Zago.
O Atlético tem, em mãos, um dos laterais mais promissores da Cidade do Galo, na década. Pascini tem muita qualidade, e cada vez mais personalidade. Apesar disso, tem idade muito baixa, brilhou mais no sub-17, e pode precisar de adaptação física ao ritmo profissional. Tem que receber chances para jogar, e merece um voto de confiança da Massa Alvinegra. O jogador precisa de paciência.









































