Zerozero
·17 settembre 2025
Conheça Yann Karamoh, o próximo reforço do FC Porto

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·17 settembre 2025
Após um mercado recorde por parte do FC Porto, prometido por André Villas-Boas, os dragões retornaram a um estado de graça. Com Francesco Farioli ao leme, os azuis e brancos só conhecem o sabor da vitória até ao momento, com o segundo melhor ataque e a melhor defesa do campeonato.
No entanto, o azar bateu à porta do atual líder da I Liga, que tem enfrentado uma onda de lesões nas últimas semanas. Estes problemas emagreceram consideravelmente as opções para o técnico italiano, que admitiu falar com o presidente para arranjar soluções.
Com o mercado fechado, apenas jogadores atualmente sem contrato podem ser inscritos. Esta quarta-feira, o zerozero confirmou que Yann Karamoh, atualmente sem clube, está na iminência de reforçar o FC Porto.
Conheçamos o novo jogador de Farioli. Um velho conhecido do técnico, na verdade.
Nascido a 8 de julho de 1998, em Abidjan, na Costa do Marfim, Karmoh mudou-se com a família para França quando tinha apenas dois anos. O jovem começou a dar os primeiros passos no futebol aos sete anos no RCF Paris, clube histórico da capital francesa por onde Enzo Francescoli e o treinador Artur Jorge passaram, atualmente afundado nos escalões inferiores do futebol gaulês.
O talento do jovem não escapou a olheiros de clubes superiores e, aos 13 anos, rumou ao Caen, na época um clube de primeira divisão.
Aliando uma boa técnica com a capacidade física (mede 1.84m), o extremo foi impressionando no clube da Normandia e queimando etapas, acabando por se estrear na equipa sénior no primeiro jogo da época 2016/2017 frente ao FC Lorient. Karamoh tinha completado 18 anos há um mês.
Com cinco golos e três assistências em 35 jogos, o francês foi o segundo jogador nascido depois de 1 janeiro de 1998 com mais participações de golo nas cinco principais ligas nesse ano, apenas atrás de Kylian Mbappé. Além disso, teve o maior número de dribles executados com sucesso nessa temporada da liga francesa.
Estes números faziam-no apontar a maior voos e convenceram o Inter de Milão, primeiro por empréstimo.
Internacional por todos os escalões jovens de França, Karamoh não conseguiu ter o impacto que desejava nos nerazzurri. Apesar dos milaneses terem pago 6,5 milhões de euros pelo passe do adolescente após a primeira das épocas de empréstimo, onde fez apenas 17 jogos, e uma cedência positiva ao Bordeaux na época seguinte, o extremo nunca se conseguiu impor em Milão.
As épocas seguintes ficaram marcadas por inconsistência exibicional e baixa produção, mas tem sido opção relativamente regular nos clubes por onde passou. Trabalhou brevemente com Farioli na sua época na Turquia, antes do técnico italiano se transferir a meio da temporada para o Alanyaspor.
O Torino foi o último desafio e na época passada registou uma assistência em 31 jogos - apenas 11 a titular. Trabalhou no emblema transalpino com Lino Godinho, atual adjunto de Farioli na equipa técnica do FC Porto.
Chega agora à Invicta a custo zero e prepara-se para aumentar o leque de opções atacantes do técnico dos azuis e brancos.
*artigo de Luís Pereira