Coluna do Fla
·22 dicembre 2025
Contratações: Flamengo mira mercado europeu e minimiza ‘oportunidades’ na América do Sul

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·22 dicembre 2025

O Flamengo fechou a temporada de 2025 de forma espetacular, sobretudo com os títulos do Brasileirão e da Libertadores. Agora, o time tem como desafio manter o alto nível em 2026, e a diretoria já definiu o perfil de contratações para se manter no topo.
Internamente, a ideia do departamento de futebol do Flamengo é de contratar jogadores “prontos para jogar”. Apesar do constante mapeamento e análise de jovens para desenvolver, a tendência é que o Fla invista apenas em atletas mais testados em alto nível, principalmente do futebol europeu.
Na América do Sul, o Flamengo enxerga talentos. Contudo, o clube entende que isso não é o suficiente para agregar ao elenco rubro-negro, colocando também mentalidade e comportamento como fatores determinantes para fechar contratações.
Hoje, o Flamengo trata três contratações recentes como ‘cases de sucesso’: Jorginho, Alex Sandro e Danilo.
Isso porque, além do ganho dentro de campo, a diretoria entende que o trio virou referência de comportamento no vestiário. Junto a isso, a experiência desses atletas também foi avaliada como diferencial dentro de campo, para vencer os jogos decisivos da temporada.
Para 2026, o Flamengo não pretende negociar nenhum jogador considerado importante. Esse era um pensamento vigente já em 2025, quando apenas dois atletas deixaram o clube, ambos de maneira ‘inevitável’. Gerson saiu para o Zenit (RUS), que pagou a multa rescisória; e Wesley foi para a Roma (ITA), como um caminho natural dada a valorização do jovem lateral.
Até então, dois jogadores deixaram o elenco: Matheus Cunha, que foi para o Cruzeiro; e Cleiton, que agora está no Wolfsburg (ALE). Em ambos casos, os atletas estavam em fim de contrato com o Mais Querido e optaram por não renovar, para buscar espaço em outra equipe.









































