Gazeta Esportiva.com
·19 dicembre 2024
In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·19 dicembre 2024
Os 32-avos de final da Copa da França, fase que começa nesta sexta-feira (20), terá como destaque dois duelos entre equipes da primeira divisão, Lens contra o Paris Saint-Germain e Saint Étienne contra o Olympique de Marselha, ambos no domingo, além de várias equipes das divisões inferiores determinadas a surpreender.
Entre sexta e domingo, os 18 clubes da Ligue 1 entrarão na disputa. O PSG terá que viajar ao estádio Bollaert sem o goleiro italiano Gianluigi Donnarumma, que está afastado após sofrer graves lesões faciais na quarta-feira, num pisão involuntário do zagueiro Wilfred Singo, do Monaco.
Foto: Valery HACHE / AFP
Mas, além dos duelos entre times da elite, que se repetem todos os finais de semana do campeonato, as Copas sempre são marcadas por histórias de times menores que conseguem estragar a festa dos grandes.
Este poderá ser o caso do Union Saint-Jean, clube da cidade de Bordeaux que disputa a sexta divisão francesa (Régional 1) e que receberá no domingo o Monaco, atual 3º colocado da primeira divisão francesa.
Outro time de Bordeaux, o Girondins, tradicional do Campeonato Francês, mas atualmente afundado na quarta divisão por problemas financeiros, receberá o Rennes comandado pelo técnico argentino Jorge Sampaoli, atual 12º colocado da Ligue 1. Assim, o estádio Matmut, um dos mais conhecidos do futebol francês, vai voltar a atrair as atenções da França durante algumas horas.
Outro duelo entre times tão díspares da Copa da França será entre o Still-Mutzig, clube amador da região da Alsácia, da sexta divisão do futebol francês, que receberá o Reims.
“Chamamos isso de magia da Copa da França, porque é um esporte que permite a nós, amadores, desafiar os profissionais, e ter lembranças incríveis para toda a vida, arrepios, lágrimas de alegria, momentos que só podemos vivenciar na Copa da França”, disse Thomas Schall, artilheiro do Still-Mutzig, à Radio France.
Equipes de ilhas ultramarinas também lutarão para brilhar: o Saint-Denis, da ilha da Reunião, enfrentará o Cabourg da quinta divisão (National 3), enquanto o Saint-Joseph, da ilha da Martinica, enfrentará o Bastia, da segunda divisão.