Gazeta Esportiva.com
·21 febbraio 2026
Corinthians aposta em solidez defensiva e busca maior série invicta da temporada

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·21 febbraio 2026

O Corinthians vive um momento positivo sob o comando do técnico Dorival Júnior. Neste início de temporada, o Timão conseguiu encontrar uma maior regularidade em relação ao ano passado, principalmente pela estabilidade conquistada no setor defensivo. O ataque também possui bons números, mas a defesa tem sido o principal destaque da equipe em 2026.
No recorte dos últimos seis jogos, o Corinthians foi vazado apenas uma vez. O Timão acumulou cinco vitórias e uma derrota, que veio para o Palmeiras, ainda pela primeira fase do Campeonato Paulista.
Já na temporada, são apenas oito gols sofridos em 12 partidas, enfrentando adversários como o próprio Palmeiras, Flamengo, São Paulo, Santos, Bahia e Red Bull Bragantino. O time tem uma média de 0,6 gols sofridos por jogo, e o sistema defensivo alvinegro passou ileso em sete duelos.
Para efeito de comparação, nos mesmos 12 jogos em 2025 (ainda sob o comando de Ramón Díaz), o Corinthians sofreu 13 gols. Em 2024, com António Oliveira, teve um início de temporada ruim e foi vazado em 14 oportunidades. Neste sentido, há uma nítida evolução no setor defensivo do Timão desde a chegada da comissão técnica de Dorival Júnior, em abril do ano passado.
O bom momento passa, também, pelas peças que compõem o sistema defensivo do Corinthians. Gustavo Henrique manteve a regularidade apresentada na última temporada, enquanto Gabriel Paulista chegou e rapidamente assumiu a titularidade ao lado do camisa 13. O novo reforço, inclusive, também já fez gols importantes, como no título da Supercopa do Brasil.
“Para ter uma equipe fortalecida, precisamos estar seguros. Nos últimos seis jogos, acho que sofremos apenas um gol, contra o Palmeiras. É um detalhe importante. Estamos encontrando uma consistência, pontuando dentro e fora de casa, mudando um pouco essa concepção de ter uma equipe um pouco mais forte emocionalmente, isso é important. Não sei até quando vamos atingir essa estabilidade, mas estamos procurando a cada rodada, enfrentando situações complicadas, que é o que vem acontecendo já neste início de temporada”, analisou Dorival Júnior.
“Estou na expectativa de que a gente ainda possa evoluir muito e que esses números possam ser replicados em jogos futuros. Esse é o objetivo. Quando a equipe está muito determinada, sempre encontramos um caminho, como foi hoje. Tivemos dificuldades para marcar o Athletico-PR, mas não sofremos situações tão perigosas. É um ponto positivo da nossa equipe, que vem melhorando a cada momento”, completou.
O Corinthians dará sequência, nos próximos dias, a uma sequência de compromissos fora de casa. Dias depois de visitar o Athletico-PR, o Timão encara a Portuguesa no Canindé, às 20h30 (de Brasília) deste domingo, pelas quartas de final do Paulista. A equipe alvinegra jogará fora de casa por ter tido uma campanha inferior a da Lusa na primeira fase do Estadual.
Em seguida, o Alvinegro pegará o Cruzeiro, em Belo Horizonte (MG), pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Os comandados de Dorival Júnior, então, irão desafiar a sequência fora de casa em busca de alcançar, quem sabe, a maior série invicta da temporada.
O Corinthians vem de três vitórias consecutivas contra Red Bull Bragantino (Brasileiro), São Bernardo (Paulista) e Athletico-PR (Brasileiro). O Timão igualou a sequência invicta de janeiro, quando somou dois empates (contra Santos e São Paulo) e venceu o Velo Clube.
Agora, a meta é alcançar o quarto triunfo seguido para ampliar a invencibilidade, manter a boa fase e avançar às quartas de final do Paulista.
Live


Live


Live


Live



































