
Central do Timão
·10 ottobre 2025
Corinthians divulga bastidores de vitória na última rodada da fase de grupos da Libertadores Feminina

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·10 ottobre 2025
O Corinthians divulgou, na noite desta quinta-feira, os bastidores da vitória por 1 a 0 sobre o Independiente Santa Fe, da Colômbia, resultado que garantiu a classificação às quartas de final da Conmebol Libertadores Feminina. A partida foi disputada no Estádio Florencio Sola, conhecido como Lencho, em Buenos Aires.
O vídeo, com pouco mais de 14 minutos, foi publicado pela Corinthians TV e começa com imagens aéreas da capital argentina, acompanhadas por uma locução no estilo rádio, exaltando o “espírito da Libertadores em sua forma mais pura” e relembrando o reencontro entre as Brabas e o Santa Fe, adversário na final de 2024 vencida pelo Timão por 2 a 0.
Foto: ©Rodrigo Gazzanel / Ag. Corinthians
Em seguida, o conteúdo mostra o clima descontraído no vestiário, com jogadoras ouvindo música, mexendo no celular e recebendo instruções da comissão técnica. Um detalhe curioso foi a volante Dayana Rodríguez, que preenchia um caça-palavras poucos minutos antes do jogo. As atletas depois se reuniram em uma sala ao lado do vestiário para o aquecimento, alongamento e distribuição dos uniformes. Antes de entrarem em campo, ouviram a preleção do técnico Lucas Piccinato, que reforçou a importância do duelo e a necessidade de máxima concentração para evitar a eliminação.
“Hoje já é o jogo mata-mata. Já começa o mata-mata. Perder aqui é ser eliminado. Perder aqui é voltar para casa. Ninguém quer voltar para casa. A gente sabe o nosso objetivo aqui dentro. Então, entrar concentrado para fazer acontecer, entrar concentrado pra duelar no nível que a Libertadores pede. Se precisar ir pra guerra, nós vamos pra guerra. Não pode ser diferente disso. Se precisar duelar, a gente vai duelar. E, quando a gente tiver a bola, a gente vai cartear como a gente sabe cartear, jogar o nosso jogo, fazer a bola fluir e criar as nossas oportunidades, ter eficiência lá dentro nos momentos que tiver pra gente matar o jogo”, iniciou o técnico.
“Diferente do primeiro (jogo), se fizer o primeiro gol, não perder, obviamente, a vontade de buscar o resultado, mas entender o campeonato que a gente está jogando. Criar as nossas oportunidades como a gente criou no primeiro e qualificar pra gente resolver o jogo, deixar o jogo favorável para a gente e a gente fazer um jogo tranquilo em todos os quesitos. Se prepara bem, aquece bem aqui, aquece bem no campo, qualifica no gestual no aquecimento para fazer a diferença pra gente entregar um jogo tecnicamente perfeito. Tem que ser melhor, a gente sabe disso, a gente trabalhou e a gente está pronto pra fazer melhor. É hora de ir lá e executar certo”, complementou.
No gramado do Lencho, as Brabas finalizaram o aquecimento com treinos de finalização e troca de passes. Na volta ao vestiário, o staff reforçou a importância do confronto e entoou o tradicional canto: “É sangue no olho, é tapa na orelha, é o jogo da vida, o Corinthians não é brincadeira”. O vídeo então corta para os principais lances da partida, incluindo o gol de Gabi Zanotti, aos 12 minutos do primeiro tempo, de cabeça, após cobrança de escanteio de Andressa Alves.
No intervalo, Piccinato voltou a cobrar intensidade e melhor aproveitamento nas chances criadas, enquanto as próprias jogadoras se cobravam por soluções mais eficazes diante da marcação adversária. Após o apito final, o treinador celebrou a classificação, mas criticou a falta de eficiência ofensiva.
“Classificamos, é isso, é o que viemos buscar aqui. Se é bonito, se é feio, fod****. Viemos buscar essa po*** e viemos pegar. A partir de agora, cada passo que a gente der vai ser mais alto ainda. A dificuldade vai ser ainda maior. A gente precisa se olhar e não perder as oportunidades que a gente perde. Vai custar caro em jogo grande. A gente tem perdido oportunidades que não dá pra perder. Ficar feliz hoje, sim, porque é o objetivo (se classificar). A gente não pode perder gols e virar o salseiro que virou. E um jogo desse custar caro. Uma bolinha podia ter custado caro. Uma bola parada. Então, atenção nisso. Trabalhar com o pezinho no chão.”, iniciou.
“Vai ser uma guerra contra o Boca. Vocês sabem disso. Se elas lotaram aqui hoje, vão lotar de novo. Vai fazer uma p**** de uma batalha. Agora é um outro campeonato, que elimina em jogo único contra um adversário que, ano passado, deu muito trabalho para nós, não sofreu gol ainda na competição. E que, com certeza, vai colocar bastante gente no jogo de sábado para tentar empurrar.”, continuou.
“Temos que saber jogar dessa forma contra a arbitragem, que também, obviamente, atrapalha um pouco dentro do processo. E fazer um jogo em nível de desempenho igual ao de hoje”, completou.
Com o resultado, o Corinthians chegou a sete pontos e 12 gols de saldo, superando o Independiente Del Valle no critério de desempate. Assim, as Brabas garantiram o primeiro lugar do Grupo A e enfrentarão o Boca Juniors, segundo colocado do Grupo B, nas quartas de final. Na saída do estádio, as jogadoras comemoraram a classificação, enquanto Piccinato concedeu entrevista analisando a campanha na fase inicial e lamentando o empate na estreia contra o Del Valle.
“Fico feliz pelo primeiro objetivo na competição: classificar um grupo muito difícil. As outras duas equipes, principalmente o Santa Fe e o Del Valle, eles não foram para o mata-mata no ano passado à toa, e não começamos da maneira que queríamos (com o empate), mas a classificação é sempre muito bem-vinda, e é o primeiro passo que queremos fazer na competição. Podíamos ter feito o jogo se tranquilizar muito mais, se aproveitássemos as oportunidades que temos. E isso é uma das coisas que vemos nos cobrando muito, trabalhando muito. Lamentamos muito as oportunidades perdidas, porque em uma competição assim, uma bola parada, uma bola alçada, vira o inferno que virou e vira um jogo que começa a fugir um pouco do nosso controle. Então, a conversa foi muito nesse sentido de melhorarmos as nossas finalizações para podermos controlar o jogo e não passar por esse tipo de perrengue”, concluiu.
Na reta final do confronto, o Corinthians chegou a sofrer o empate em um lance de cabeça de Maria Camillo, mas a bola não ultrapassou completamente a linha do gol graças a um corte providencial de Mariza. Após alguns minutos de revisão no VAR, o gol foi anulado, garantindo o triunfo alvinegro.
Ao fim do vídeo, Gabi Zanotti, autora do gol da classificação, celebrou o resultado e também cobrou maior eficiência ofensiva da equipe. “Muito feliz com o que a gente conseguiu, fazer um gol cedo, mas, mais uma vez, sofremos muito na partida. Acho que muitos erros técnicos e a gente sabe que isso acaba penalizando a gente nos minutos finais. Então, a gente precisa se cobrar mais, tentar ser mais eficiente. E agora a gente vai enfrentar um jogo duro, o time da casa. Então, são várias adversidades e a gente tem que se preparar, precisa entregar muito mais e a gente quer realmente buscar o título”, disse.
O Corinthians volta a campo no próximo sábado, dia 11, para enfrentar o Boca Juniors pelas quartas de final da Libertadores Feminina. A partida será disputada no Estádio Deportivo Morón, em Buenos Aires, com horário ainda a ser definido pela Conmebol. O confronto promete ser equilibrado, com o Timão em busca de mais um passo rumo ao tetracampeonato continental.
Veja Mais:
Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 13h50