Gazeta Esportiva.com
·15 novembre 2025
Corinthians fora da Copinha em 2026? Entenda a situação

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·15 novembre 2025

A ausência do Corinthians do Movimento dos Clubes Formadores do Futebol Brasileiro (MCFFB) gerou apreensão nos bastidores do futebol de base nos últimos dias. Rumores indicavam que o clube poderia ser excluído da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2026 e que algumas equipes teriam, inclusive, ameaçado não disputar o torneio caso o Timão fosse mantido entre os participantes.
O Corinthians, no entanto, trata o tema com tranquilidade. Como apurou a Gazeta Esportiva, o clube não teme o veto à sua presença na Copinha de 2026.
De acordo com fontes ligadas à diretoria ouvidas pela reportagem, o Timão conta com o apoio da Federação Paulista de Futebol (FPF). A entidade, que organiza a competição, teria garantido a presença do time alvinegro na Copa São Paulo do ano que vem, apesar da pressão de outros clubes.

(Foto: Rodrigo Gazzanel/Corinthians)
A Copinha é tradicionalmente um torneio de grande relevância para o Corinthians. O clube costuma atrair público e audiência televisiva. A equipe alvinegra, aliás, foi finalista da competição nos últimos dois anos, obtendo um título e um vice. Ao todo, o clube já conquistou o troféu 11 vezes.
A exclusão do Corinthians do Movimento dos Clubes Formadores se deu em janeiro deste ano. Isso porque o Timão contratou Pedro Morelli, de 15 anos, que pertencia ao Palmeiras. O Alviverde alegou que o clube alvinegro aliciou o jovem jogador. Em nota, a equipe do Parque São Jorge negou a acusação.
O Verdão então pediu a exclusão do Corinthians do grupo e teve a solicitação acatada. Vale lembrar que João Paulo Sampaio, diretor de futebol das categorias de base do Verdão, também é presidente do Conselho de Ética do MCFFB.
O Corinthians tem passado por uma reformulação nas categorias de base desde a posse de Osmar Stabile. O clube, por exemplo, contratou um novo executivo de futebol para o lugar do demitido Alex Brasil: Erasmo Damiani. Ele tem trabalhado ao lado de Carlos Roberto Auricchio, o Nenê do Posto, diretor estatutário das categorias de base.
Além disso, o Timão trouxe William Batista para comandar a equipe sub-20 e está perto de fechar com um novo técnico para a categoria sub-17. O clube ainda planeja mudanças no departamento, que foi alvo de denúncias de corrupção no início da temporada, durante a gestão Augusto Melo.









































