Corinthians inicia apuração sobre venda sigilosa de percentual de Filho do Terrão ao Zenit | OneFootball

Corinthians inicia apuração sobre venda sigilosa de percentual de Filho do Terrão ao Zenit | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·1 settembre 2025

Corinthians inicia apuração sobre venda sigilosa de percentual de Filho do Terrão ao Zenit

Immagine dell'articolo:Corinthians inicia apuração sobre venda sigilosa de percentual de Filho do Terrão ao Zenit
  1. Por Fabio Luigi / Redação da Central do Timão

O Corinthians e os seus órgãos fiscalizadores não estavam cientes dos detalhes da venda dos 30% dos direitos econômicos do meia-atacante Pedro, revelado na base do clube, junto ao Zenit, da Rússia. A informação havia sido divulgada pelo ge.globo na manhã do último domingo.

De acordo com a apuração da Central do Timão, o Corinthians deve iniciar um processo de apuração para entender detalhes da negociação “sigilosa”. Em negociações de pelo menos 10 milhões de euros, é necessário que o Conselho Deliberativo (CD) e o Conselho de Orientação (COR) sinalizem positivamente para um avanço nas tratativas.


OneFootball Video


Immagine dell'articolo:Corinthians inicia apuração sobre venda sigilosa de percentual de Filho do Terrão ao Zenit

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

A negociação aconteceu durante o mandato do ex-presidente Augusto Melo – agosto de 2024, que teve sua destituição referendada pelos sócios do Corinthians no último dia 9 de agosto. Em nota, Melo afirmou que utilizou parte do valor para pagar parte da dívida que o clube tinha com a Elenko Sports, de Fernando García, que é responsável por agenciar a carreira do jovem atleta.

O departamento de futebol do Corinthians, liderado pelo executivo Fabinho Soldado, não teve conhecimento da negociação em questão. Atualmente, o departamento jurídico do clube do Parque São Jorge está revendo contratos firmados por Augusto Melo durante sua gestão, com intuito de investigar se houve ou não alguma outra negociação semelhante.

De acordo com o ge.globo, o Corinthians cedeu os 30% que ainda tinha do Filho do Terrão ao clube russo por 4,5 milhões de euros, divididos em três parcelas: 3 milhões de euros como valor de entrada, 1,1 milhão de euros até outubro de 2024 e 400 mil euros até 20 de dezembro de 2024.

O atleta foi vendido ao Zenit na metade de 2023 – se transferiu em 2024 após completar 18 anos – e o Corinthians estava otimista, visando aliviar o fluxo de caixa e o pagamento do transferban – em receber pouco mais de R$ 70 milhões em uma possível ida do atleta ao Al-Ittihad, da Arábia Saudita. No entanto, o Alvinegro não terá direito a esse valor – que corresponde aos 30% do total da negociação, pois vendeu o que ainda tinha ao time russo.

Diante disso, se for vendido ao mundo árabe, o Corinthians terá direito apenas a 2,5% do valor da eventual transferências, que é referente ao Mecanismo de Solidariedade da Fifa, já que o Alvinegro é o clube formador do atleta, onde atuou entre os 12 e 18 anos de idade. Esse valor corresponde a apenas 5,5 milhões.

Robert Renan

Immagine dell'articolo:Corinthians inicia apuração sobre venda sigilosa de percentual de Filho do Terrão ao Zenit

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Assim como fez com o meia-atacante Pedro, o ex-presidente Augusto Melo também cedeu ao Zenit 20% dos direitos econômicos do zagueiro Robert Renan, hoje no Vasco da Gama, por 1,8 milhões de euros em duas parcelas – 1,1 milhão de euros até 20 de novembro de 2024 e  700 mil euros até 20 de dezembro de 2024.

O jovem defensor foi um dos cinco atletas envolvidos nas tratativas com o time russo pela vinda definitiva do atacante Yuri Alberto, de maneira definitiva, ao Parque São Jorge, em janeiro de 2023.

Também houve uma terceira negociação entre Corinthians e Zenit, relacionadas à pendências envolvendo o meio-campista Du Queiroz e o goleiro Ivan, mas com cifras consideravelmente inferiores. O Alvinegro tinha um débito de 9,24 mil euros com o Zenit referente a ida do goleiro Ivan para o Internacional, uma vez que os russos ficaram com 10% dos direitos econômicos do arqueiro.

Mas, o Zenit devia ao Corinthians 4,78 mil euros pela ida do volante Du Queiroz ao Grêmio, uma vez que o clube do Parque São Jorge manteve 10% dos direitos do meio-campista. Com isso, foi selado um acordo no qual o Alvinegro pagaria 4,45 mil euros ao time de São Petersburgo.

Veja Mais:

Visualizza l' imprint del creator