Corinthians recebe múltiplas denúncias no TJD por ocorridos na final do Paulistão na Neo Química Arena | OneFootball

Corinthians recebe múltiplas denúncias no TJD por ocorridos na final do Paulistão na Neo Química Arena | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·11 aprile 2025

Corinthians recebe múltiplas denúncias no TJD por ocorridos na final do Paulistão na Neo Química Arena

Immagine dell'articolo:Corinthians recebe múltiplas denúncias no TJD por ocorridos na final do Paulistão na Neo Química Arena
  1. Por Daniel Keppler / Redação da Central do Timão

A final do Campeonato Paulista aconteceu há mais de duas semanas, mas ainda rende desdobramentos fora de campo. Nesta quinta-feira, 10, o Corinthians sofreu uma série de denúncias no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) devido a acontecimentos ocorridos no jogo que deu ao Timão o título estadual, diante de 49 mil torcedores na Neo Química Arena.

Ao todo, 16 jogadores do clube foram denunciados devido à confusão generalizada no segundo tempo, além de um funcionário e o próprio Corinthians. Dentre os indiciamentos, os considerados mais graves são os do volante José Martínez e do meia Rodrigo Garro, enquadrados nos artigos 254-A e 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que versam sobre agressão e condutas contrárias à ética esportiva. A pena imposta pode chegar a até 22 jogos.


OneFootball Video


Immagine dell'articolo:Corinthians recebe múltiplas denúncias no TJD por ocorridos na final do Paulistão na Neo Química Arena

Foto: Reprodução/YouTube

Os outros atletas denunciados são o goleiro Matheus Donelli; os zagueiros André Ramalho, Félix Torres e Cacá; os laterais Matheus Bidu e Matheuzinho; os meio-campistas André Carrillo, Charles, Breno Bidon, Raniele e Igor Coronado; e os atacantes Romero, Talles Magno e Memphis Depay. Os artigos onde estes foram acusados são o 254, 257 e 258, de menor gravidade e menores penas.

O funcionário denunciado foi Francisco Assis, mais conhecido como Kiko, que trabalha na Neo Química Arena. Ele também foi acusado pelo artigo 258 do CBJD por conta de discussão com funcionários do Palmeiras, antes do jogo, por conta da retirada de uma proteção da pequena área alvinegra, que protege o gramado do local.

Por fim, o Corinthians foi denunciado por conta da festa da torcida, que acendeu fogos e sinalizadores no final da partida – fato citado na súmula do jogo pelo árbitro Matheus Candançan. A acusação incluiu uma denúncia baseada no artigo 191 e outras 16 baseadas no artigo 213, que tipifica o ato de “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir” determinadas situações. A punição para o clube pode chegar a R$ 100 mil de multa para cada denúncia.

O julgamento, que ocorreria nesta quarta-feira, 9, foi adiado a pedidos dos clubes, segundo apuração do portal Nosso Palestra, e ainda não tem nova data. Além das 18 denúncias contra o Corinthians, a sessão também julgará o Palmeiras, que foi denunciado 14 vezes.

Veja mais:

Visualizza l' imprint del creator