Corinthians recebe relatório da EY, mas mantém sigilo; presidente havia prometido divulgação | OneFootball

Corinthians recebe relatório da EY, mas mantém sigilo; presidente havia prometido divulgação | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·21 ottobre 2025

Corinthians recebe relatório da EY, mas mantém sigilo; presidente havia prometido divulgação

Immagine dell'articolo:Corinthians recebe relatório da EY, mas mantém sigilo; presidente havia prometido divulgação
  1. Por Daniel Keppler / Redação da Central do Timão

Na tarde desta segunda-feira, 20, a diretoria do Corinthians se reuniu com representantes da EY, empresa de consultoria que prestou serviços para a gestão de Augusto Melo entre janeiro e setembro de 2024. O objetivo de encontro era receber relatórios de investigações promovidas pela empresa durante a parceria, cujos laudos não haviam sido entregues devido ao não-pagamentos dos serviços à época.

Segundo a nota divulgada pelo Alvinegro, o documento entregue “corrobora a situação financeira do clube sem apresentar fatos novos que a atual diretoria já não esteja tomando providências”, apontando ainda que tanto os contratos analisados pela EY quando o próprio contrato entre clube e empresa são “protegidos por cláusula de sigilo e confidencialidade”.


OneFootball Video


Immagine dell'articolo:Corinthians recebe relatório da EY, mas mantém sigilo; presidente havia prometido divulgação

Foto: Reprodução/YouTube

Um ano de impasse

A informação de que a investigação da empresa não teria encontrado irregulares nos contratos analisados – sete, ao todo, assinados durante as gestões de Andrés Sanchez e Duilio Monteiro Alves – não é nova. Em março deste ano, a Central do Timão obteve acesso a e-mails trocados entre Corinthians e EY, dando conta de que a consultoria entregou à gestão, em reunião ocorrida em maio de 2024, resultados preliminares das apurações feitas.

No entanto, diante da informação de que nenhuma irregularidade havia sido encontrada, a gestão Augusto Melo optou por não arcar com os custos do serviço, jamais recebendo o laudo. Nos meses seguintes, conselheiros do clube buscaram, junto a Augusto Melo e também a diretores da EY, respostas sobre o documento, sem sucesso. O impasse foi uma das questões levantadas pelo Conselho de Orientação (CORI) em novembro passado, ao recomendar o impeachment do então presidente do clube.

Vale lembrar que até mesmo a entrega destas informações preliminares era negada por Augusto Melo. Em janeiro deste ano, durante entrevista ao portal Meu Timão, o ex-presidente declarou: “Nas minhas mãos não está. Nunca recebi esse relatório. Saindo daqui eu vou conversar com o meu jurídico. Nunca chegou esse relatório na minha mão. Isso é mentira.”

Promessas de divulgação

Na mesma entrevista, Augusto Melo havia prometido entregar o relatório, tão logo o recebesse: “Pode (ser divulgado o resultado), assim que tiver o relatório, a gente quer (divulgar). E o que tiver que divulgar, a gente vai divulgar. Não é problema meu, ao contrário. Tem que ser feito um levantamento árduo, porque eu não vou ficar aqui pagando por coisas que eu não fiz e não vou ficar sofrendo essa pressão, igual eles vem fazendo comigo aqui todo dia.”

Porém, tal divulgação jamais aconteceu. À época, já se sabia que a EY havia finalizado uma série de tarefas para as quais foi contratada, entre elas uma análise de due diligence, um trabalho sobre governança (pilares da gestão), um mapeamento de redução de custos e, por fim, a análise dos sete contratos assinados pelo clube durante as duas últimas gestões anteriores à atual (Andres Sanchez e Duílio Monteiro Alves).

O relatório voltou à pauta política do Corinthians em 2025, com o presidente Osmar Stabile prometendo, em pelo menos duas ocasiões, divulgar seu conteúdo. A primeira ocorreu durante entrevista na Rádio Bandeirantes, em 1º de agosto, quando o dirigente afirmou que daria publicidade aos resultados da investigação:

“Claro que sim, nós precisamos fazer isso (divulgar). A torcida pede, a imprensa pede, os conselheiros pedem, nós vamos fazer sim, dentro da possibilidade. Na verdade, nós já fizemos o primeiro pagamento, de cinco vezes, que nós dividimos lá, e acredito que em breve, logo que fizer o segundo pagamento, eles já vão fazer a apresentação pra gente do relatório. Na segunda parcela já vem a apresentação, acredito que logo depois do dia 9 (de setembro), nós teremos o relatório e vamos apresentar o relatório, doa a quem doer!”

Semanas depois, em coletiva no Parque São Jorge no dia 25, Stabile voltou a falar sobre o tema, repetindo o compromisso de divulgar os resultados da análise da consultoria. “O relatório da EY, nós já fizemos alguns pagamentos e já está praticamente à disposição, então acredito eu que o mais breve possível nós vamos colocar à disposição”, afirmou.

O que mudou?

Antes mesmo da reunião desta segunda-feira, a Central do Timão chegou a procurar a EY, questionando se era verdade a suposta exigência de receber duas parcelas do acordo para entregar o relatório e qual era a situação de fato envolvendo o documento. Em resposta a empresa declarou: “Por questões de confidencialidade, a EY não comenta ou divulga detalhes sobre procedimentos envolvendo seus clientes, ex-clientes ou projetos.”

Em apuração posterior ao encontro entre clube e empresa, interlocutores afirmaram que a postura da consultoria foi reforçada junto aos dirigentes – até mesmo os slides usados pela EY, para apresentar os resultados das investigações, possuía um selo de confidencialidade, reforçando que as informações entregues ao clube seriam sigilosas.

Outra questão que chamou atenção diz respeito à análise feita pela consultoria sobre a situação financeira do Corinthians. Segundo apurado, a análise da EY, feita ainda durante o primeiro semestre de 2024, portanto antes da janela de transferências do meio de ano, já apontava para uma previsão de crise financeira no Alvinegro.

Confira a nota do Corinthians

“O Sport Club Corinthians Paulista informa que recebeu na tarde desta segunda-feira (20) executivos da EY para apresentação do relatório de resultado da consultoria contratada pela gestão anterior no início de 2024.

Tal relatório corrobora a situação financeira do clube sem apresentar fatos novos que a atual diretoria já não esteja tomando providências.

O Corinthians salienta que os contratos analisados são protegidos por cláusula de sigilo e confidencialidade, bem como o próprio contrato de consultoria da EY.”

Veja Mais:

Immagine dell'articolo:Corinthians recebe relatório da EY, mas mantém sigilo; presidente havia prometido divulgação

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Visualizza l' imprint del creator