
Central do Timão
·9 ottobre 2025
Corinthians sofre, mas vence Santa Fe-COL e garante liderança do grupo na Libertadores Feminina

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·9 ottobre 2025
Na noite desta quarta-feira, 8 de outubro, o Corinthians enfrentou o Independiente Santa Fé, no Estádio Francico Sola, em Buenos Aires, Argentina, pela terceira rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores Feminina. Em partida tensa e com muitas faltas, as Brabas marcaram no primeiro tempo com Gabi Zanotti e seguraram o placar, garantindo a vitória por 1 x 0.
Com o resultado, a equipe garantiu a liderança do Grupo A da competição continental, terminando a campanha com sete pontos ganhos e 12 gols de saldo, indo para o mata-mata com o Dragonas Independiente del Valle-COL, que terminou em segundo lugar, também com sete pontos, mas saldo de seis gols.
Foto: Staff Images Woman/CONMEBOL
Escalação e desfalques do Corinthians
Para a partida, a comissão técnica das Brabas não pôde contar apenas com a atacante Jaqueline, que vem se recuperando de lesão. Diante disso, o técnico Lucas Piccinato escalou a seguinte equipe para iniciar a partida: Nicole; Thais Ferreira, Thais Regina e Mariza; Gi Fernandes, Dayana Rodríguez (Duda Sampaio), Vic Albuquerque, Andressa Alves (Jhonson) e Tamires; Letícia Monteiro e Gabi Zanotti.
O banco de reservas teve como opções: Lelê, Kemelli, Letícia Teles, Erika, Juliete, Duda Sampaio, Ivana Fuso, Gisela Robledo, Ariel Godoi e Jhonson.
Escalação do Santa Fé
O time colombiano entrou em campo com: Yessa Velásequez; María Carvajal, Andrea Pérez, Cristina Mota e Viviana Acosta; Ortegón, Karen Hernández, Viancha e Garavito; Viso e Zamorano.
Arbitragem
A dona do apito foi Zulma Quiñonez, com auxílio de Nadia Welier e Nancy Fernandez. A quarta árbitra e o VAR foram, respectivamente, Elizbeth Tintaya e Maria Laura Fortunato.
Primeiro tempo
O Santa Fe começou o jogo com intensa pressão no campo de ataque, arriscando finalizações de longa distância e pressionando a saída de bola corinthiana. A investida rendeu um escanteio nos minutos iniciais, onde Nicole afastou para o miolo da área, Karla Vianchá chutou de primeira e a goleira corinthiana fez grande defesa.
A equipe colombiana seguiu agressiva, com Zamorano roubando a bola no campo ofensivo e arriscando da intermediária, mas a bola passou por cima do gol. A resposta do Corinthians veio aos 12, quando Dayana Rodríguez escapou pela esquerda, driblou a adversária e cruzou. Andressa Alves desviou de cabeça, obrigando a goleira Velázquez a defender e ceder o escanteio.
Na cobrança, saiu o gol alvinegro: Andressa Alves bateu na primeira trave, Gabi Zanotti se antecipou à defesa e desviou de cabeça para abrir o placar: Corinthians 1 x 0!
O Santa Fe quase empatou logo após, com Maria Carvajal ganhando no alto após falta e Viso desviando de leve, mas a bola passou rente à trave. Pouco depois, Gi Fernandes avançou pela direita e cruzou, com Velázquez interceptando e impedindo a finalização das Brabas. Em seguida, Gabi Zanotti testou firme após cruzamento de Andressa Alves, exigindo nova defesa da arqueira colombiana.
A equipe adversária cansou, e permitiu que no final da primeira etapa o Timão controlasse melhor a posse de bola, criando boas chances de ampliar o placar com Dayana Rodríguez e Letícia Monteiro – no entanto, o gol não saiu e o placar permaneceu com vantagem mínima para o Corinthians.
Segundo tempo
A segunda etapa começou com o Corinthians tendo dificuldades para manter a posse de bola. O Independiente Santa Fe, por sua vez, aproveitava todas as oportunidades para alçar bolas na área defendida por Nicole. A pressão colombiana continuou com Garavito finalizando, mas Tamires desviou para a linha de fundo. Thaís Regina, por fim, afastou nova bola alçada na área, freando a blitz colombiana.
As Brabas responderam quando Andressa Alves encontrou Letícia Monteiro livre na área. A jogadora dominou, mas a defesa se recompos rapidamente, com Pérez aparecendo para fazer o desarme. Após esse momento de pressão, o Corinthians passou a ter mais posse de bola.
Aos 27 minutos, o técnico Lucas Piccinato fez sua primeira alteração, colocando Duda Sampaio e Jhonson no lugar de Dayana Rodríguez e Andressa Alves – ambas advertidas com cartão amarelo durante a partida.
O lance mais perigoso do segundo tempo aconteceu aos 32 minutos, quando Maria Carvajal ganhou no alto e cabeceou firme, mas Mariza tirou em cima da linha. A árbitra Zulma Quiñónez validou o gol inicialmente, porém, após revisão do VAR, o lance foi anulado porque a bola não cruzou completamente a linha.
Na volta da parada, Tamires teve oportunidade clara de marcar o segundo. Vic Albuquerque cruzou da direita, Letícia Monteiro deixou de calcanhar, e Tamires, cara a cara com a goleira, teve seu chute bloqueado por Velázquez.
Já nos minutos finais, Piccinato fez nova mudança dupla: Gisela Robledo e Juliete entraram nos lugares de Gi Fernandes e Tamires. Em seu primeiro lance, a lateral-esquerda cruzou para a área e Acosta quase marcou contra. Por fim, em um último ataque, Viso driblou Thaís Ferreira e encontrou Osorio, que chutou com força no travessão. Dessa forma, a partida terminou com vitória do Corinthians por 1 x 0.
Próximo compromisso
Agora, o Corinthians volta ao Estádio Nuevo Francisco Urbano, em Morón, para disputar as quartas de final da Copa Libertadores. A partida ocorrerá no próximo sábado, 11, contra o Boca Juniors-ARG, em horário ainda a definir.
Veja Mais:
Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 13h50