Central do Timão
·15 dicembre 2025
Corinthians tem invencibilidade em mata-matas contra adversário da final da Copa do Brasil

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·15 dicembre 2025

Às vésperas da final da Copa do Brasil de 2025, o Corinthians chega ao confronto contra o Vasco carregando um retrospecto amplamente favorável em duelos eliminatórios entre as equipes. Ao longo da história, sempre que os clubes se enfrentaram em mata-matas, o Timão levou a melhor. A vantagem corinthiana atravessa décadas e competições distintas.
O primeiro capítulo desse retrospecto foi escrito em 1930, quando o Corinthians conquistou o título do Campeão dos Campeões ao vencer o Vasco na Taça APEA. Desde então, sempre que o encontro aconteceu em confrontos diretos de caráter decisivo, o time paulista avançou. Em cinco embates eliminatórios ao longo da história, o Alvinegro Paulista saiu vitorioso em todos, com cinco vitórias e quatro empates em nove jogos.

Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Um dos confrontos mais emblemáticos ocorreu em 1995, pela semifinal da Copa do Brasil. No jogo de ida, no Maracanã, o Corinthians venceu por 1 a 0, resultado que já colocava pressão sobre o adversário. Na volta, no Pacaembu, o Timão não tomou conhecimento do Vasco e aplicou uma goleada por 5 a 0, garantindo vaga na final e, posteriormente, o título da competição.
Cinco anos depois, em 2000, Corinthians e Vasco protagonizaram o duelo mais icônico entre os clubes. Na primeira edição do Mundial de Clubes da FIFA, as equipes se enfrentaram em jogo único na grande final, disputada no Maracanã. O Vasco chegou como campeão da Libertadores, enquanto o Timão assegurou vaga por ser campeão nacional do país-sede. Agora, 25 anos depois, o palco histórico volta a conectar os dois clubes em uma decisão.
O domínio corinthiano seguiu em 2006, quando os times se encontraram na fase preliminar da Copa Sul-Americana. Em dois jogos, o Corinthians foi superior e venceu o confronto com um placar agregado de 4 a 1, avançando com autoridade e mantendo a escrita positiva diante do rival carioca em torneios continentais.
Em 2009, o encontro voltou a acontecer em uma decisão nacional, novamente pela Copa do Brasil. Após empate por 1 a 1 no confronto geral, o Corinthians avançou graças ao gol marcado fora de casa no jogo de ida e segurou o resultado na volta. O Timão seguiu até a final e conquistou o título sobre o Internacional, naquela que, até hoje, é a última taça do clube na competição.
Já em 2012, Corinthians e Vasco se enfrentaram pelas quartas de final da Libertadores. Após empate sem gols em São Januário, o Timão venceu por 1 a 0 no Pacaembu e avançou na competição. A classificação ficou marcada pela emblemática comemoração de Paulinho no alambrado e foi parte fundamental da campanha invicta que culminou nos títulos da Libertadores e do Mundial.
Agora, em 2025, o Corinthians volta a encarar o Vasco em mais uma decisão, com o histórico amplamente favorável como pano de fundo. O primeiro jogo da final da Copa do Brasil acontece nesta quarta-feira (17), às 21h30, na Neo Química Arena, e o Timão tenta manter a escrita positiva para dar mais um passo rumo a um título que não conquista desde 2009.
Confira os jogos entre Corinthians e Vasco em mata-matas:
Semifinal da Copa do Brasil de 1995Vasco 0 x 1 CorinthiansCorinthians 5 x 0 Vasco
Final do Mundial de Clubes de 2000Corinthians 0 x 0 Vasco (4×3 nos pênaltis)
Fase Preliminar da Copa Sul-Americana de 2006Vasco 0 x 1 CorinthiansCorinthians 3 x 1 Vasco
Semifinal da Copa do Brasil de 2009Vasco 1 x 1 CorinthiansCorinthians 0 x 0 Vasco (Classificado por gols fora de casa)
Quartas de Final da Copa Libertadores de 2012Vasco 0 x 0 CorinthiansCorinthians 1 x 0 Vasco
Veja mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50









































