oGol.com.br
·15 maggio 2025
Cotia resolve nos acréscimos, São Paulo arranca empate do Libertad e se classifica na Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·15 maggio 2025
Cotia resolveu para Zubeldía. O São Paulo recebeu o Libertad dentro de casa pela Libertadores e conquistou um empate sofrido. Por mais que começasse em cima com ritmo alto, o Tricolor viu Alisson ser expulso logo cedo e passou a encontrar dificuldades. Mesmo com um a menos, o clube paulistano continuou em cima, tanto na primeira como na segunda etapa, mas saiu atrás dos paraguaios já na reta final do confronto. O clube seguiu martelando e foi só nos acréscimos que Lucca, jovem atacante da base, marcou em sua estreia profissional e deu o ponto ao clube paulistano. 1 a 1.
Mesmo com o empate, o Tricolor Paulista, agora classificado às oitavas da Libertadores, segue na liderança do Grupo D, a dois pontos do vice-líder Libertad, que soma seus nove pontos. O terceiro colocado é o Alianza Lima, que tem quatro pontos e ainda não jogou na rodada.
O São Paulo dominava a posse de bola e trocava passes para encontrar espaços na defesa adversária. Aos dez, Ferreira recebeu pela esquerda, cortou para o meio e bateu no canto da entrada, mas Morínigo caiu para espalmar para escanteio. Na cobrança de tiro de canto, Enzo Díaz aproveitou a sobra e bateu ao gol, para fora.
O Tricolor criava pelas pontas e, na maioria das oportunidades, buscava os cruzamentos na área. Mas o transcurso do jogo mudou logo cedo, quando o clube paulista ficou com um jogador a menos em campo: aos 16 minutos, Alisson cometeu falta grave na tentativa de contra-ataque do Libertad, em Marcelo Fernández, e viu o cartão vermelho direto.
Por mais que os mandantes continuassem com postura ativa e com o controle das ações, a melhor chance na sequência do jogo foi por parte dos paraguaios. Com 27 minutos, Fretes bateu escanteio fechado pela esquerda e Sanabria apareceu entre os zagueiros brasileiros na primeira trave para subir alto e testar firme, rente à trave de Rafael.
O Libertad fechava seus blocos defensivos quando os comandados de Zubeldía tinham a posse de bola, o que ainda era maioria durante o confronto. O clube paulistano seguia buscando a velocidade para encontrar os espaços na defesa adversária, mas tinha dificuldades.
Em ritmo alto depois de voltar do intervalo, o São Paulo quase largou em vantagem aos três minutos. Ferreira recebeu na entrada da área contra dois marcadores, cortou para a esquerda, limpou o primeiro e, da linha da grande área, bateu rasteiro cruzado de canhota, mas viu a bola passar perto da trave e sair na linha de fundo.
O Tricolor continuou em cima dos adversários e seguia tentando o gol. Aos 16 minutos, Marcos Antônio recebeu depois de boa jogada pela esquerda, aproveitou a sobra, ajeitou para a direita e, da entrada, bateu cruzado. A bola, porém, passou no meio da defesa e saiu perto da trave.
Mesmo em desvantagem, o clube mandante seguiu em cima. Com 25 minutos, Ferreira recebeu a posse na entrada pela esquerda e cruzou na área com veneno. A bola passou por André Silva, que não completou ao gol, e ficou livre para Alan Franco na segunda trave, que completou de perna direita com liberdade e mandou perto da trave, para fora.
Mas o ritmo esperançoso dos donos de casa rapidamente foi interrompido pelo gol paraguaio. Três minutos depois da chance perdida, Cédric cometeu falta na entrada. Iván Ramírez cobrou direto na confusão e Aguilar se antecipou ao sistema defensivo tricolor para desviar de cabeça no meio da área e matar Rafael. Placar aberto no MorumBIS.
Sem ter muito o que fazer, o clube paulistano se lançou ao ataque, principalmente com cruzamentos na área, mas não foi daí que saiu o empate. No começo dos acréscimos, Lucca, que fazia sua estreia profissional, recebeu na esquerda fora da área, partiu para cima da marcação, passou entre dois defensores dentro da área e encheu o pé rasteiro, sem chances para o goleiro. Cotia resolveu o empate para o São Paulo.