Esporte News Mundo
·14 novembre 2025
Cristiano Ronaldo pode ser cortado da Copa do Mundo? Entenda o risco

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·14 novembre 2025

A expulsão de Cristiano Ronaldo na derrota para a Irlanda pode custar caro ao craque português. Além de ter deixado a concentração após o jogo, ele ainda corre o risco de ser suspenso e de perder os primeiros jogos da Copa do Mundo de 2026 por cumprir suspensão pelo vermelho.
O camisa 7 foi expulso depois de acertar uma cotovelada no Dara O’Shea quando a bola não estava próxima; inicialmente ele só recebeu um amarelo, mas foi expulso depois de revisão do VAR. Como sua expulsão foi resultado de uma agressão, o atacante pode ser suspenso por mais de duas partidas.
Segundo o regulamento da Fifa, qualquer suspensão decorrente de partidas das eliminatórias vai precisar ser cumprida durante a disputa da Copa do Mundo. No entanto, a decisão é determinada pelo Comitê Disciplinar da Fifa, que determina o tamanho da punição.
“Jogadores e oficiais serão suspensos por má conduta por ao menos três jogos ou um período apropriado de tempo por agressão, incluindo cotoveladas, socos, chutes, mordidas ou cuspidas”, diz o artigo 14 do capítulo 2 do Código Disciplinar do órgão que comanda o futebol mundial.
Essa foi a primeira expulsão de Cristiano Ronaldo com a seleção portuguesa. O atacante de 40 anos é o maior artilheiro da história dos lusitanos, com 143 gols em 226 partidas.
Apesar da derrota, Portugal lidera o Grupo F das Eliminatórias Europeias com 10 pontos, mas viu a segunda colocada, Hungria, se aproximar cada vez mais, tendo oito, dois a menos. No entanto, os portugueses chegam à última rodada dependendo do próprio resultado e podem até empatar com a lanterna Armênia, que enfrentam no Dragão.

Cristiano Ronaldo saindo de campo após a expulsão (Foto: Charles McQuillan/Getty Images)
Caso um cenário improvável aconteça, os lusitanos podem jogar a repescagem, dependendo do resultado da partida entre Hungria e Irlanda, em Budapeste. Caso esse cenário aconteça, os portugueses poderiam não contar com Cristiano Ronaldo, dependendo de seu gancho.










































