MundoBola Flamengo
·30 ottobre 2025
Da lesão ao choro: Léo Ortiz se emociona com classificação e fala sobre esforço

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·30 ottobre 2025

Após jogo absolutamente dramático contra o Racing, na última quarta-feira (29), Léo Ortiz ajudou o Flamengo a se garantir na quinta final de Libertadores de sua história. E, após passar por maus bocados nas últimas semanas, com uma lesão no tornozelo, a classificação veio na base de muito suor e sacrifício.
Poucos entendem isso melhor que o zagueiro, que voltou a sentir o tornozelo durante o jogo — ainda no primeiro tempo. Mesmo assim, Léo Ortiz segurou as dores e ficou em campo até o fim. Após o duelo, o defensor não conseguiu tirar o sorriso do rosto e celebrou o fato de todo o sacrifício ter valido a pena.
"Foi com muita raça! Orgulho demais desse grupo, eles são a prova que todo esforço vale a pena. E nessas últimas duas semanas teve muito esforço, eu queria demais viver esse jogo com eles, com o Flamengo e ir para a final da Libertadores! E estamos! Mais um passo dado rumo à Glória Eterna! Estamos em mais uma final, Nação!", celebrou.
Ao descobrir a lesão no tornozelo, ainda no hospital, Léo Ortiz revelou que garantiu à família que jogaria pelo menos um jogo. Ausente na ida, quando ainda se recuperava e ficou no banco de reservas, o zagueiro foi titular em Buenos Aires e conquistou o objetivo de ir à final da competição continental.
"Eu fiz o Raio-X no hospital, logo depois do jogo. Estava com minha irmã e minha noiva no hospital, já falei: 'Na quarta-feira, eu vou estar. Não sei de que jeito vou estar, o que vou fazer. Mas, na primeira semifinal, vou estar pelo menos no banco e vou tentar me recuperar para jogar o jogo da volta. E eu consegui fazer isso", comemorou Ortiz.
Em meio a tantos problemas, Ortiz ainda reconheceu que conseguir a classificação mesmo assim dá um gostinho especial. Afinal de contas, a presença do zagueiro chegou a ser dúvida, e as dores durante o jogo claramente incomodaram. Mesmo considerando tudo isso, o Flamengo conseguiu a vaga na decisão.
"Acho que teria valido a pena, independentemente da classificação, porque agi com meu coração e também com a cabeça. E também pela minha motivação, pelo porquê de jogar futebol. Então, lógico que dá um gostinho especial de conseguir a classificação depois de passar por tudo isso na última semana", admitiu o zagueiro.
O Flamengo está na quarta final de Libertadores desde 2019, uma sequência absolutamente histórica para o clube, que só havia chegado em 1981. No entanto, essa é a primeira de Léo Ortiz, que não estava no Rubro-Negro durante as decisões anteriores. E o zagueiro ressaltou a importância de conseguir isso antes de completar os 30 anos.
"Muito feliz pela primeira final de Libertadores da minha carreira. Como falei, depois do jogo que eu me machuquei, contra o Palmeiras, logo depois que eu fiz o Raio-X e não tinha dado nenhuma fratura, falei: 'Preciso jogar algum dos jogos da semifinal'. Porque eu não tinha disputado nenhum na minha carreira inteira, estou com 29 anos. Espero que possa voltar muitas vezes a esse lugar, mas não sei quando vou voltar. Então, valorizo muito esse momento", afirmou.
Por fim, Léo Ortiz ainda revelou que Filipe Luís sempre esteve confiante na participação do zagueiro, pelo menos em um dos jogos da semifinal. E, mais uma vez, Léo Ortiz exaltou a felicidade por tudo ter dado certo, mesmo depois de tanta dor de cabeça.
"Fiz uma força muito grande para estar no primeiro jogo, nem que fosse no banco, para estar participando, para estar vivendo esse momento, mesmo que bem longe das minhas condições normais. E hoje, falei também que não tinha jeito de ficar fora. O Filipe também, desde o início, já falou para mim: 'Não tem chance de você ficar fora desse jogo, você vai dar um jeito'. E muito feliz, muito feliz por tudo isso ter valido a pena", finalizou Léo Ortiz.
Após a classificação para a final da Libertadores, o Flamengo volta as atenções para o Brasileirão — em que ocupa o segundo lugar e ainda sonha com o título. Neste sábado, o Mais Querido volta ao Maracanã para enfrentar o Sport, último colocado da competição, pela 31ª rodada. A bola rola a partir de 21h (horário de Brasília).









































