MundoBola Flamengo
·5 luglio 2025
Despedida fria: os bastidores do adeus de Gerson ao Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·5 luglio 2025
O relacionamento entre Flamengo e Gerson terminou de forma fria e sem uma despedida de quem até algumas semanas era tratado como um grande ídolo do clube. A saída do volante para o Zenit, da Rússia, foi marcada por meses de tensão, alfinetadas públicas e, no fim, um adeus resumido a uma nota oficial com duas frases de agradecimento.
O último ato da "novela" foi o depósito da multa rescisória de 25 milhões de euros na conta do Flamengo. O clube anunciou a rescisão destacando o “pedido de demissão unilateral” feito pelo próprio jogador, o que abre margem para a cobrança de devolução de parte dos direitos de imagem pagos antecipadamente.
Já Gerson optou pelo silêncio, uma ação até aqui surpreendente, e ainda não se manifestou publicamente. O meia viaja nos próximos dias para assinar e ser anunciado oficialmente pelo Zenit.
A relação entre o estafe do meia e a nova diretoria do Flamengo foi piorando ao longo de sete meses, marcada por idas e vindas. Os representantes de Gerson pressionaram o clube por uma renovação com valorização salarial, alegando que ele ganhava um dos salários mais baixos entre os titulares.
Até mesmo Filipe Luís, técnico do Fla, defendeu publicamente a renovação. Em abril, o contrato foi estendido até 2030, mas o clima já estava desgastado.
O episódio mais simbólico da tensão foi a troca de farpas públicas entre o pai e empresário do jogador, Seu Marcão, e o presidente do Flamengo, Bap. Em fevereiro, Marcão cobrou a valorização para o filho em entrevista no YouTube, revelando que Gerson havia aceitado ganhar menos para voltar ao clube.
Em resposta, Bap ironizou o empresário em reunião com conselheiros, dizendo que “o atleta Marcão” era o principal empecilho para o acordo: "Propusemos para o Gerson uma renovação, mas o atleta Marcão não aceitou ainda".
Mas a renovação não diminuiu a desconfiança entre as partes. O Flamengo aceitou diminuir a multa de 200 milhões de euros para 25 milhões, já com o acordo de que venderia o jogador por esse valor sem negociar. Justamente o que aconteceu com o Zenit.
No começo de 2025, o Zenit chegou a oferecer 18 milhões de euros, recusados pela diretoria. Depois, enviou proposta de 20 milhões fixos + 9 em bônus, que foi aprovada pelo clube, segundo o portal 'ge'. Mas Gerson se recusou a pedir liberação diretamente a Filipe Luís e melou o negócio.
Todo esse cenário de incerteza sobre o futuro fez Gerson diminuir a interação com o elenco e com o próprio treinador no dia a dia, ainda que tenha permanecido com a faixa de capitão.
O adeus ao Flamengo acabou sem entrevista, sem vídeo e sem coletiva. Muito diferente de quando encerrou a primeira passagem, momento que deixou o clube recebendo homenagens e com as portas abertas para o retorno. As informações de momento, no entanto, afirmam que Gerson está "descartado" enquanto a gestão Luiz Eduardo Baptista estiver no clube.
Durante a Copa do Mundo de Clubes, ele falou apenas uma vez no intervalo de um jogo, respondendo perguntas exclusivamente sobre a partida. Seu último ato como rubro-negro foi marcar o gol diante do Bayern de Munique na derrota por 4 a 2, jogo que sacramentou a eliminação nas oitavas de final.