MundoBola Flamengo
·5 agosto 2025
Destaques e estatísticas: como chega o Atlético-MG para decisão contra Flamengo na Copa do Brasil

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·5 agosto 2025
O Flamengo entrará na Arena MRV, nesta quarta-feira (6), às 19h, com a missão de virar o placar sobre o Atlético-MG para garantir vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. O Mengão precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença para se classificar no tempo normal e vai enfrentar um rival que deve adotar uma estratégia similar a dos últimos dois jogos: foco na defesa e tentar explorar erros do Mais Querido.
Uma vitória por dois gols ou mais dá a classificação para o Flamengo, enquanto um triunfo pelo placar mínimo leva a classificação para a disputa de pênaltis. Já o time mineiro joga pelo empate. A última partida entre os clubes na Arena MRV foi a final da Copa do Brasil de 2024, quando o Fla venceu por 1 a 0 e confirmou a conquista do título.
Fazendo uma temporada marcada por oscilações, o Atlético-MG chegou a uma sequência de três jogos sem vencer ao ser derrotado por 1 a 0 pelo Flamengo, no Brasileirão. Mas a vitória no Maracanã, pela ida das oitavas da Copa do Brasil, elevou o moral da equipe. No jogo seguinte, o Galo venceu o Red Bull Bragantino por 2 a 1 e chega ao duelo de volta em um momento de muito mais confiança do que no primeiro encontro.
Contra o Bragantino, Cuca poupou ou reduziu a minutagem de jogadores como Hulk, Gabriel Menino e Saraiva já de olho no reencontro com o Rubro-Negro. Fora de campo, a torcida também mostra mobilização natural para esse tipo de confronto: até a tarde desta terça-feira (5), mais de 34 mil ingressos já haviam sido vendidos. A Nação Rubro-Negra ocupará 2,5 mil lugares no setor visitante.
Essa alta de confiança, no entanto, pode até favorecer o Flamengo. O Atlético ainda precisa provar que deixou para trás as oscilações que marcaram a temporada. Um exemplo claro é que o time não vence três partidas seguidas desde o fim do Campeonato Mineiro, em março.
Nem mesmo na melhor fase do ano, entre maio e junho, quando ficou oito partidas invicto, conseguiu engatar uma sequência com três vitórias.
A equipe mineira está invicta na Copa do Brasil, com quatro vitórias e um empate. As estatísticas muito superiores estão relacionadas ao nível dos adversários, e a tendência é que o jogo desta quarta tenha um cenário similar ao da partida de ida.
O Flamengo teve 61% de posse de bola e finalizou 16 vezes, contra 13 do rival. A falta de eficiência ofensiva e um erro na saída de bola culminaram no resultado negativo.
Hulk segue sendo o grande destaque do Atlético-MG. O atacante e capitão da equipe possui 15 gols e três assistência no ano, o que faz dele o artilheiro e líder em participações diretas. Mas a influência vai além das estatísticas, já que o Camisa 7 participa de praticamente todos os lances de perigo. Vale destacar também a eficiência nas bolas paradas, quesito que também é ponto forte do Rubro-Negro.
Rony completa a lista de jogadores que possuem dois dígitos no número de gols, com 10 tentos, mas a ação na Justiça para receber os salários e as chances claras desperdiçadas, inclusive contra o Flamengo, balançou a relação com a torcida.
Cuca tem o retorno de Guilherme Arana para armar o Atlético-MG nesta quarta. Isso pode resultar em uma mudança no esquema inicial, que teve Saraiva atuando como zagueiro no Maracanã. Com o retorno do lateral-esquerdo, o time voltaria a ter uma linha de quatro. Mas a titularidade ainda não é uma certeza.
Um possível Atlético-MG para encarar o Flamengo é: Everson; Saravia, Lyanco, Alonso e Gustavo Scarpa (Arana); Alan Franco, Alexsander (Igor Gomes) e Gabriel Menino; Cuello, Rony e Hulk