Portal dos Dragões
·8 gennaio 2025
In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·8 gennaio 2025
Com uma duração de 90 minutos, “José Maria Pedroto – Um Homem Superior” baseia-se num caderno de notas do curso de treinador que o Mestre frequentou em França, em 1960, “onde registou todos os seus princípios de jogo, mas também os princípios humanos que, ainda hoje, permanecem atemporais”. A apresentação do documentário está marcada para esta quarta-feira, às 22h00, no Porto Canal.
A família de José Maria Pedroto, a Direção do FC Porto, os treinadores da formação, assim como alguns antigos jogadores e treinadores que integraram a trajetória do Mestre, assistiram, na passada segunda-feira, à antestreia de “José Maria Pedroto – Um Homem Superior” no auditório que leva o nome do Mestre. Para André Villas-Boas, “o documentário dissemina os princípios do FC Porto, materializados num homem singular e único, que os simbolizou através da sua voz”, reforçando os “grandes valores que o FC Porto representa”.
Com a convicção de que “rever o que Pedroto ofereceu ao clube, enquanto jogador e treinador, reforça o que significa ser Porto”, o presidente anseia que o documentário transmita os ensinamentos de uma figura incontornável “que transformou a vida do clube” a todos os “adeptos, sócios e jogadores do clube”, de modo a preservar “o legado que Pedroto deixou”.
O legado de um Homem Superior“O documentário evoca memórias muito positivas de José Maria Pedroto, do FC Porto, da reafirmação dos grandes valores que o FC Porto representa e do legado que Pedroto nos deixou. Traz à tona memórias vivas dessa época. Ficámos muito contentes por reunir tantas e tão boas recordações de Pedroto, para que as pessoas da minha geração compreendam a relevância que Pedroto teve no clube. Eu era ainda jovem e agora absorvo o seu legado, valores e princípios. Nasci precisamente no ano em que o FC Porto reverteu a tendência e voltou a ser campeão, em 1977/78. Revisitar todas estas memórias, princípios e valores, o jogo de palavras e tudo o que Pedroto deu ao FC Porto, enquanto jogador e treinador, representa muito do que é ser Porto. É por esta razão que é fundamental vivê-lo de forma intensa e, no fundo, estes documentários reavivam essas boas memórias.”
Recordar é viver“O documentário perpetua no tempo os valores e princípios do FC Porto, materializados num homem singular e único que os simbolizou e soube transmiti-los através da sua voz. Este é um dos ensinamentos que desejamos preservar para o futuro, para os novos adeptos do FC Porto, novos sócios, para os nossos jogadores, especialmente os da formação, uma vez que Pedroto também foi um educador e um formador. Uma das coisas mais belas que temos no documentário é precisamente o seu caderno de treinador, onde registou todos os seus princípios de jogo, mas também os princípios humanos que hoje permanecem atuais.”
Um Mestre que mudou vidas“Reflete como Pedroto os impactou, não só a nível profissional, mas também a nível pessoal. Um dos momentos altos é a menção que Jaime Pacheco faz do período em que esteve no FC Porto, um tempo em que jogou menos, mas a forma como foi tocado humanamente por José Maria Pedroto nos seus princípios teve um impacto profundo. São memórias que merecem ser recordadas. Pedroto transformou a vida de muitas pessoas, mudou a vida do clube e dos sócios, alterou a forma como estes se relacionam, mas também mudou a vida de todos os que se dedicaram a esta casa.”