Zerozero
·10 gennaio 2026
Domínio completo do início ao fim: Benfica não vacila diante do Rio Ave

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·10 gennaio 2026

O Benfica confirmou o favoritismo e somou mais três pontos na Liga BPI com uma exibição de domínio absoluto frente ao Rio Ave, vencendo sem contestação num jogo controlado do primeiro ao último minuto (2-0).
No Seixal, as águias nunca abdicaram da iniciativa, mostraram-se inconformadas mesmo em vantagem e deixaram clara a diferença entre o líder do campeonato e uma equipa vilacondense que raramente conseguiu sair do seu meio-campo - num duelo inédito no Campeonato Nacional feminino.
Desde o apito inicial que o sentido do jogo ficou bem definido. As águias assumiram a posse, empurraram o Rio Ave para trás e começaram cedo a criar perigo, com Cristina Martín-Prieto e Nycole Raysla a surgirem constantemente em zonas de finalização.
Aos nove minutos, a superioridade traduziu-se em golo. Jogada bem desenhada, assistência de Nycole Raysla e Anna Gasper, a entrar na área, a encostar para o 1-0, um golo validado após análise do VAR.
O Rio Ave mostrou muitas dificuldades para reagir. Sem capacidade para ligar jogo ofensivo ou incomodar a baliza de Thaís Lima, a equipa visitante limitou-se a resistir como pôde perante a pressão constante das águias.
O Benfica, por sua vez, manteve o ritmo elevado, criou várias ocasiões - muito devido a uma Lúcia Alves endiabrada - e esteve perto de ampliar a vantagem em diferentes momentos da primeira parte, com destaque para um cabeceamento de Martín-Prieto que passou muito perto da trave.
O segundo golo acabou por surgir numa altura psicológica. Já em período de compensação da primeira parte, Christy Ucheibe encontrou Catarina Amado ainda na fase de construção e a lateral aproveitou o espaço concedido para arrancar até à área e, já em cima da linha, rematar cruzado para um grande golo. Um momento de inspiração individual que fez justiça ao domínio encarnado e levou o Benfica para o intervalo com uma vantagem confortável.
Na segunda parte, o cenário pouco se alterou. O Benfica continuou por cima, geriu o jogo com maturidade e manteve-se sempre mais perto do terceiro do que o Rio Ave de reduzir. A expulsão de Inês Matos, aos 69 minutos, por acumulação de amarelos, acentuou ainda mais o controlo das águias, que passaram a jogar em superioridade numérica e a circular a bola com ainda maior tranquilidade.
Até ao apito final, houve espaço para várias substituições, para o regresso de Diana Silva após três meses de ausência e para mais algumas aproximações perigosas à baliza vilacondense.
O marcador não voltou a mexer e a turma de Ivan Baptista voltou a vencer na Liga BPI, sendo a única equipa que ainda não sentiu o sabor da derrota no Campeonato. Foi desta forma que as águias fecharam a primeira volta. A equipa de João Marques, por outro lado, soma a quinta derrota no Campeonato.

Onze do Benfica:
Thaís Lima, Catarina Amado, Diana Gomes, Christy Ucheibe, Marit Lund, Pauleta, Chandra Davidson, Anna Gasper, Lúcia Alves, Nycole Raysla, Cristina Martín-Prieto

Onze do Rio Ave:
Cassie Coster, Madison Wolfbauer, Madalena Fernandes, Ana Assucena, Inês Matos, Sydney Shepherd, Regina Pereira, Rielee Fetty, Chardonnay Curran, Serena Queirós, Cristiana Martins
1':

Começou a partida!
9':

GOLO Benfica! Anna Gasper marca
Anna Gasper marca o seu 3º golo na prova (9 jogos)
Numa jogada muito bem construída, Cristina Martín-Prieto serve Nycole Raysla que encontra Anna Gasper a entrar na área. A média alemã só tem de encostar, ao ver Cassie Coster mal posicionada na baliza.
11':

VAR analisa:
eventual posição irregular de Nycole Raysla na jogada de golo.
12':

VAR confirma:
é golo do Benfica.
15':

Benfica: Cristina Martín-Prieto
cabeceia após cruzamento vindo da esquerda, mas Cassie Coster voa para defender!
28':

Benfica com claro domínio perante o Rio Ave nesta primeira meia hora. O conjunto de Vila do Conde ainda não conseguiu criar qualquer tipo de perigo na área das águias, enquanto a turma de Ivan Baptista continua à procura do segundo golo.
30':

Benfica: Cristina Martín-Prieto
cabeceia, após cruzamento de Marit Lund, e a bola tira tinta à trave da baliza de Cassie Coster!
41':

Benfica: Lúcia Alves
cruza, a bola vai na direção da baliza, mas há um corte da defesa do Rio Ave no último momento! Posteriormente, Cristina Martín-Prieto cabeceia ao lado!
45':

GOLO Benfica! Catarina Amado marca
Catarina Amado marca o seu 1º golo na prova (9 jogos)
Há golo do Benfica e um grande golo! Christy Ucheibe serve Catarina Amado, ainda na primeira fase de construção, e a lateral percebe que tem espaço. Arranca até à àrea e, em cima da linha, remata cruzado para um grande tento!
Intervalo:

Domínio claro do Benfica na primeira parte e um resultado que acaba por ser justo. O Rio Ave não consegue ter iniciativa ofensiva e, assim, são as águias que têm criado mais perigo e oportunidades.
54':

Benfica: Marit Lund
bate o pontapé livre e a bola passa muito perto do poste direito da baliza de Cassie Coster.
69':

Cartão vermelho para Inês Matos (Rio Ave)
Inês Matos vê o seu 1º vermelho na prova (5 jogos)
77':

Benfica: Chandra Davidson
cabeceia na pequena área, após cruzamento de Marit Lund, mas Andrea Neves agarra.
90 +2':

A árbitra apita para o final da partida.
Fim de Jogo:

Jogo de domínio claro e completo do Benfica do primeiro ao último minuto. O Rio Ave nunca conseguiu incomodar de qualquer forma a defesa das águias, enquanto a turma de Ivan Baptista mostrou-se, até final, verdadeiramente inconformada e sempre à procura de mais.
Melhor em campo:

Lúcia Alves (SLB) foi, para a redação do
zerozero
, a melhor jogadora em campo.









































