oGol.com.br
·19 febbraio 2025
Dortmund administra vantagem construída em Portugal e passa sem sustos pelo Sporting

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·19 febbraio 2025
Nem o gol anulado por impedimento, nem a trave e nem o pênalti perdido pelo artilheiro da Liga dos Campeões, atrapalharam a classificação tranquila do Borussia Dortmund para as oitavas de final. No Signal Iduna Park, o time alemão ficou no empate com o Sporting e aproveitou a vantagem construída fora de casa.
O Dortmund se juntou a Benfica, Bayern de Munique, Feyenoord e Club Brugge como os novos classificados para as oitavas da Champions. Na próxima fase, o time aurinegro enfrenta Aston Villa ou Lille.
A larga vantagem construída pelo Borussia Dortmund em Alvalade deixou o duelo de volta com ares de uma partida protocolar. Por conta de lesões e desgaste físico, o Sporting visitou os Aurinegros com um time desfalcado e diminuiu ainda mais as suas chances de uma remontada histórica.
O time alemão aproveitou a postura pouco agressiva dos visitantes para administrar com ainda mais folga a sua vantagem no placar agregado. Contribuindo para uma partida pouco emocionante, o Dortmund também produziu pouco ofensivamente e valorizou a troca de passes no meio-campo.
Com superioridade na posse de bola no campo de ataque, os Aurinegros forçaram poucas jogadas individuais e levaram risco à meta de Rui Silva apenas nos arremates de longa distância.
Na reta final do primeiro tempo, Gittens tentou acelerar as iniciativas do Dortmund e animou os minutos finais da etapa. O artilheiro da Champions, Guirassy, arriscou cruzado e mandou perto da trave. Assim como Gittens, que apareceu dentro da área e quase finalizou no alvo.
Na volta do intervalo, os dois times ensaiaram uma mudança de postura e ameaçaram intensificar os 45 minutos finais. O Sporting, mesmo desmotivado, aumentou a sua presença no ataque e tentou criar as suas primeiras jogadas efetivas.
A postura um pouco mais avançada dos Leões deu ao Dortmund a oportunidade de explorar os espaços deixados na defesa. Com a sua principal arma à disposição, o time alemão qualificou as suas tentativas e se aproximou do gol.
Aos 12 minutos, Adeyemi invadiu a área pela direita e só parou quando foi derrubado pelo goleiro Rui Silva. Na marca fatal, Guirassy teve a chance de tirar o zero do placar e aumentar a sua vantagem na liderança da artilharia. O centroavante encheu o pé e bateu cruzado, mas o goleiro português se redimiu do pênalti cometido e defendeu a cobrança.
O lance desperdiçado novamente voltou a esfriar a partida. Niko Kovak então resolveu tirar as suas principais peças do setor ofensivo e dar a oportunidade ao banco de reservas. No primeiro minuto em campo, Giovanni Reyna recebeu passe de Beier, entrou livre na área e acertou o poste.
As substituições renovaram o ânimo da partida e, poucos minutos depois, Emre Can aproveitou cruzamento de Ryerson e, enfim, balançou as redes, mas o assistente apontou impedimento, confirmado pelo VAR.
Embora as tentativas do Dortmund em valorizar a presença da torcida e carimbar a vaga com uma vitória, o confronto insistiu em permanecer zerado. No fim das contas, o Dortmund administrou a sua vantagem sem correr riscos e confirmou a presença nas oitavas da Champions.