Leonino
·19 gennaio 2025
In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·19 gennaio 2025
O Sporting deslocou-se o terreno do Rio Ave, em partida que abriu a segunda volta para os dois emblemas. Os leões venceram tranquilamente, por 3-0, num encontro apitado por Luís Godinho. Apesar de a análise ao árbitro ser positiva, há dois lances erradamente ajuizados na ótica de Duarte Gomes.
Ao minuto 47, "Zoabi 'devolveu a cortesia' anterior de Diomande, derrubando-o de forma deliberada quando este já não estava de posse de bola. Tecnicamente a infração, antidesportiva, era para advertência. Na prática, gestão uniforme do eborense", refere o antigo árbitro, ao jornal A Bola.
No entanto, Duarte Gomes explica que "são este tipo de lances que levantam a eterna dúvida a quem apita: o que é mais pedagógico? Um aviso firme ou um cartão amarelo? Não há respostas certas. Depende dos lances, depende dos jogos, depende dos jogadores".
O segundo erro surgiu já no segundo tempo (52') quando foi tirado um fora de jogo a Conrad Harder. No entanto, o avançado do Sporting "só tocou na bola quando esta ultrapassou por completo a linha de baliza adversária, tocada por um defensor". O agora especialista em arbitragem explica que "a infração só pode ter sido avaliada por 'interferência sobre adversários'. Não houve parte ativa por jogar a bola, porque essa já não estava em jogo quando foi tocada".
Com a vitória em Vila do Conde – a 22.ª em 31 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges estão na liderança da Liga Portugal Betclic, com 44 pontos. O Benfica é segundo com 41. Já o Porto no terceiro posto com 40 pontos, mas tem menos um jogo realizado.
Diomande
Harder: