Central do Timão
·5 dicembre 2025
Duda Sampaio diz que Corinthians está “em outro momento”, critica calendário e projeta final do Paulistão Feminino

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·5 dicembre 2025

O Corinthians garantiu vaga na final do Campeonato Paulista Feminino ao bater o São Paulo por 2 x 1 na Neo Química Arena. Após o jogo, a meio-campista Duda Sampaio, autora do primeiro gol, analisou o momento da equipe após a vitória. A jogadora, que voltou recentemente da Seleção Brasileira, falou sobre a diferença em relação à temporada passada, a evolução física do elenco, as dificuldades do calendário e o apoio da torcida, mesmo em um horário considerado pouco favorável ao público feminino.
“Acho que muda muita coisa. No ano passado, é um sentimento meu, a gente chegou bem desgastada para a final, acho que o próprio grupo em si. Eu senti isso e hoje a gente está em outro momento, a gente saindo da Copa do Brasil, isso foi algo que para mim (doeu), eu disse ‘quero muito o Paulista’ e acho que todo mundo está nesse mesmo pensamento. Sabemos que vai ser difícil, a gente aprendeu muito com a última final, a gente fez o primeiro tempo, o primeiro jogo muito bom aqui na Neo Química Arena e o segundo jogo não foi bom. Então são coisas que a gente viveu, a gente aprendeu e esperamos fazer diferente agora.”, iniciou Duda na zona mista do estádio.

Foto: ©Rodrigo Gazzanel / Ag. Corinthians
A meio-campista também falou sobre o calendário apertado do futebol feminino em 2024. Para ela, o atraso no início das competições impactou o acúmulo de jogos no fim do ano, o que elevou a carga física do elenco. Ainda assim, Duda ressaltou a evolução da modalidade no país e destacou o trabalho das equipes de saúde e preparação física dos clubes, que têm sido essenciais na recuperação e no rendimento das atletas.
“Acho que é difícil encaixar tudo, né? Agora tendo mais competições, eu acho que o que pesou um pouquinho foi que o início das competições atrasaram um mês, isso fez com que as coisas ficassem mais pro final. Acho que tem muito que melhorar ainda, mas a gente agradece muito por tudo que tem acontecido, pela evolução do futebol feminino aqui no Brasil. E acho que é ressaltar também a qualidade dos profissionais de cada clube, de recuperar as atletas, isso também é muito importante pra gente conseguir jogar.”, comentou a camisa 27.
Duda comentou ainda sobre o desgaste físico das jogadoras na semifinal, especialmente no segundo tempo. Segundo ela, sentir câimbras em jogos de intensidade elevada é normal, mas o banco qualificado do Corinthians fez diferença para manter o time forte até o fim. As substituições, de acordo com a camisa 7, foram fundamentais para manter o ritmo e mudar o panorama da partida.
“Acho que é o normal você sentir câimbras, acho que a Andressa que sentiu um pouquinho mais. Mas, independente disso, a gente tem um banco muito qualificado para que chegue nesses momentos melhores que os adversários, tendo um alento muito forte, isso é muito importante. E acho que isso foi fundamental hoje também, a gente fez as trocas, a gente conseguiu entrar bem e fazer a mudança dentro do jogo.”, avaliou Duda Sampaio.
A meio-campista também comentou sobre o público presente na Neo Química Arena. Para ela, o horário da partida — mais tarde do que o habitual — pode ter influenciado na presença de torcedores, especialmente por se tratar de um público majoritariamente composto por famílias, mulheres e crianças. Ainda assim, Duda valorizou o apoio vindo das arquibancadas e disse esperar que a final seja marcada para um horário mais acessível.
“Eu acredito que sim, né (o horário prejudicou o público da partida). O público feminino é um pouco diferente, a gente vê muitas crianças, famílias, mulheres e o horário é muito tarde, mas acho que é passo a passo. A gente agradece por ter um jogo mais tarde também, pra nós foi bom porque deu mais tempo de descanso, mas são coisas que a gente fala, que a gente busca essas melhorias durante o ano e espero que a federação veja isso. Não só agora, mas daqui para o ano que vem a gente possa ter mais competições como vai ter, mas também ter um calendário mais equilibrado. Acho que mesmo na dificuldade, no horário, a gente pôde contar com eles aqui, deu muito apoio e esperamos que a final seja num horário bom pra que a gente possa lutar aqui.”, apontou a meio-campista.
Por fim, Duda falou sobre a experiência recente com a Seleção Brasileira e a recepção calorosa da torcida corinthiana em Portugal. Ela disse que o Mundial de Clubes Feminino, que será disputado pela primeira vez em 2025, será um marco para o Corinthians e um momento inesquecível para todas as atletas envolvidas.
“Eu brinco que tem corinthianos em todo lugar, e ter feito aquela festa lá (em Portugal, no jogo da Seleção) foi especial. Acho que o mundial vai ser algo inesquecível para o Corinthians e para cada atleta que estiver lá. E a gente espera que durante esse período também a gente possa se preparar bem. Claro que onde a gente estiver, a gente espera que tenha torcedor e isso muda bastante.”, finalizou.
Com a vitória no Majestoso, o Corinthians agora se prepara para enfrentar o Palmeiras na decisão do Paulistão Feminino. As Brabas terão a vantagem de decidir o segundo jogo em casa. As partidas estão inicialmente marcadas para os dias 7, às 11h (de Brasília), e dia 14, às 10h (de Brasília).
Veja mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50
Live


Live


Live





































