Zerozero
·24 gennaio 2026
É <i>Rei</i> dos cruzamentos certos e confirmou melhor época em Portugal: a influência de Livolant no Casa Pia

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·24 gennaio 2026

A cumprir a segunda temporada ao serviço do Casa Pia, Jérémy Livolant vai confirmando todo o valor que havia demonstrado aos adeptos do futebol português na primeira campanha em solo luso. Numa partida que acabou por ser de má memória pelo empate cedido frente ao AFS, o extremo francês voltou a ser decisivo na manobra dos gansos e já bateu os registos de 2024/25 em termos de golos e assistências em todas as provas, sendo ainda o Rei dos cruzamentos com melhor destinatário.
Apesar do desafio marcado pela intensidade física e promoção das bolas divididas que as condições do tempo impuseram no Estádio Municipal de Rio Maior, a influência do antigo jogador do Bordeaux sobressaiu novamente. Se no 2-0, o penúltimo passe para o golo de Larrazabal tem origem num cruzamento seu, a finalização de Osundina tem marca própria do atleta gaulês.
Duas jogadas a partir da faixa esquerda que reforçam a fama de bom cruzador que Livolant vinha a construir até esta partida e que permitiram chegar às cinco assistências para golo na Liga Portugal Betclic, mais uma do que na última época em menos sete jogos - 26 em 2024/25, 19 até ao momento.
Segundo jogador com mais cruzamentos em toda a competição apenas atrás de Sidny Cabral - média de 5,63 contra 6,88 do jogador do Benfica -, o jogador dos casapianos soma um total de 107 cruzamentos, sendo apenas um dos três jogadores a suplantar a centena de ações deste tipo.
Contas feitas, Livolant acumula, até ao momento, um total de oito ações diretas para golo na I Liga - três golos e cinco assistências -, quase metade da produção ofensiva dos gansos na prova da regularidade. É ainda a figura da I Liga quando de cruzamentos certos se fala: 34 no total.
Registos demasiado relevantes, capazes de causar mossa direta na construção pontual do clube de Pina Manique. Com passes decisivos nos duelos contra AFS (primeira e segunda volta), Arouca, Estoril (com golo) e Tondela e finalizações diante de Famalicão, Moreirense e canarinhos - os outros tentos foram na Taça de Portugal - Livolant ajudou o Casa Pia a amealhar 12 dos 15 pontos até ao momento. Apenas no duelo contra o Moreirense, o tento anotado não surtiu efeitos práticos a nível pontual.
Extrapolando o exercício para a pretérita temporada, os quatro golos e quatro assistências rubricados até ao final, acabaram por ser mais efetivos pontualmente falando.
15 pontos angariados, com apogeu para os triunfos sobre Benfica e SC Braga, onde Livolant rubricou duas das melhores exibições desde que chegou ao futebol luso.
Em geral e regressando ao presente, os números apresentados são apenas suplantados pelas estatísticas de 2022/23, última campanha em que o jogador natural de Morlaix vestiu a camisola do Guingamp.
Na altura, os nove golos e dez assistências rubricados ajudaram de sobremaneira o emblema francês a terminar a Ligue 2 num tranquilo sexto lugar.
Uma tranquilidade que, a bem ou a mal e tendo em conta a qualidade de Livolant, o Casa Pia estará sempre mais perto de abraçar.









































