Zerozero
·15 dicembre 2025
É por isto que amamos o futebol!

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·15 dicembre 2025

Depois da partida ter sido reagendada para esta segunda-feira, devido ao mau tempo no fim-de-semana, o Nacional bateu de forma estrondosa o Tondela por 3-1, na Choupana, num duelo a contar para a 14ª jornada da Liga Portugal Betclic. O embate ficou marcado pela reviravolta nos instantes finais, depois de um espetáculo de penáltis defendidos e de cartões mostrados.
O encontro começou bastante equilibrada, com as duas equipas a somarem algumas aproximações perigosas, mas sem conseguirem definir da melhor maneira. Quando Witi Quembo tinha espaço para rematar, optou por tentar servir Jesús Ramírez no centro da área, que também não chegou a disparar. Na resposta, Jordan Siebatcheu também poderia ter atirado à baliza, mas tentou receber a bola e acabou por sair um desvio tranquilo para o guardião da casa.
O jogo mudou aos 19 minutos, na sequência do cartão vermelho direto mostrado a Deivison - uma das alterações no 11 inicial madeirense. O jovem entrou fora de tempo sobre Sithole e o VAR acabou por intervir. Os beirões passaram a assumir o controlo, somando vários lances de bola parada sem perigo. Contudo, num dos pontapés de canto, o VAR voltou a chamar a atenção do árbitro para marcar grande penalidade por falta de Witi sobre Christian Marques. Tiago Margarido perdeu a cabeça e também acabou expulso.
Da marca dos 11 metros, Pedro Maranhão disparou para uma excelente intervenção de Kaique, que manteve o nulo até ao intervalo. Ainda assim, os insulares ganharam um novo acreditar, conseguindo afastar a pressão.
A segunda parte começou com o surgimento de nevoeiro, que deu tréguas no momento do golo inaugural. Aos 49 minutos, Pedro Maranhão ganhou espaço na direita, onde cruzou para o remate certeiro e de primeira de Nor Maviram - João Aurélio ainda tentou o corte, mas desviou para a própria baliza. Os comandados de Cristiano Bacci ficaram galvanizados e, num contra-ataque, Maranhão serviu Hugo Félix à boca da baliza, que acabou por atirar por cima.
Com o domínio tondelense, Bernardo Fontes estava tranquilo no jogo, até que aos 68 minutos, defendeu o cabeceamento de Jesús Ramírez de forma incompleta. Na recarga, Zé Vitor foi mais rápido que André Ceitil e empatou a partida. A turma visitante lançou-se no ataque, com o tiro de Maranhão a ser defendido por Kaique, antes do remate acrobático ao lado de Ivan Cavaleiro. Na resposta, Ramírez tentou aproveitar outra falha do guardião visitante, mas chegou ligeiramente atrasado.
As maiores emoções ficaram guardadas para os últimos minutos. Já na compensação, Tiago Manso foi derrubado na área, mas Kaique voltou a agigantar-se e defendeu a grande penalidade cobrada por Siebatcheu. Quando tudo apontava para o empate, André Sousa tocou de cabeça para Paulinho Bóia que, na cara de Bernardo, atirou para o fundo das redes - e para a explosão de alegria na Choupana. No último minuto, para apimentar ainda mais o jogo caótico, Brayan Medina foi expulso por cometer um penálti sobre Ramírez. Ao contrário dos tondelenses, o avançado não se fez de rogado e disparou para o 3-1 final!
Assim, terminou um jogo que, tão cedo, não será esquecido por quem ama o futebol!
Kaique (Nacional): o guardião brilhou ao negar duas grandes penalidades. Segurou a sua equipa, mantendo sempre o Nacional bem vivo no jogo.
Jesús Ramírez (Nacional): o avançado cabeceou para a defesa incompleta no golo do empate e selou o triunfo com o golo de penálti.
Jogo muito interventivo do árbitro, que nunca conseguiu lidar com os ânimos do jogo. Vários amarelos e vermelhos mostrados, quando nem sempre valia a pena. Nota positiva para o VAR, que chamou o árbitro nos momentos certos.

Onze do Nacional:
Kaique, Deivison, Léo Santos, Zé Vitor, Lenny Vallier, Matheus Dias, Igor Liziero, Miguel Baeza, Witi Quembo, Jesús Ramírez, Paulinho Bóia

Onze do CD Tondela:
Bernardo Fontes, Tiago Manso, Brayan Medina, Christian Marques, Nor Maviram, Yaya Sithole, Juan Rodríguez, Hugo Félix, Pedro Maranhão, Jordan Siebatcheu, Ivan Cavaleiro
1':

Começou a partida
19':

Cartão vermelho para Deivison (Nacional)
Deivison vê o seu 1º vermelho na prova (2 jogos)
21':

VAR analisa:
possível vermelho para Deivison
21':

VAR confirma:
falta grosseira rende vermelho a Deivison, que entrou com os pitons aos tornozelos de Sithole
32':

VAR analisa:
possível penálti para o Tondela. Witi agarrou Christian Marques
34':

Cartão vermelho para Tiago Margarido (Nacional)
por protestos. O treinador está de cabeça perdida
37':

Pedro Maranhão (CD Tondela) falha a grande penalidade!
45 +9':

Primeira parte muito difícil para o Nacional, onde tudo o que podia correr mal aconteceu. Ainda assim, após a expulsão, conseguiu estabilizar defensivamente - depois de Kaique defender o penálti - e somou algumas aporximações. Pede-se mais aos comandados de Bacci
46':

Começa a aparecer o nevoeiro na Choupana
49':

GOLO CD Tondela: João Aurélio marca na própria baliza!
Maviram corresponde ao cruzamento vindo da direita, com um remate de primeira e de pé esquerdo. João Aurélio ainda tentou o corte, mas desviou a bola para a própria baliza
54':

1
CD Tondela: Hugo Félix
foi servido à boca da baliza, mas desviou por cima da baliza. Que perdida!
68':

GOLO Nacional! Zé Vitor marca
Zé Vitor marca o seu 2º golo na prova (12 jogos)
Jesús Ramírez desviou de cabeça para uma defesa incompleta de Bernardo Fontes. Na recarga, Zé Vítor foi mais rápido que Ceitil e desviou para dentro com o pé esquerdo
74':

CD Tondela: Ivan Cavaleiro
tentou o remate acrobático, mas a bola saiu ao lado. Seria um golaço
90 +5':

VAR analisa:
possível penálti sobre Tiago Manso
90 +8':

Jordan Siebatcheu (CD Tondela) falha a grande penalidade!
90 +9':

GOLO Nacional! Paulinho Bóia marca
Paulinho Bóia marca o seu 2º golo na prova (14 jogos)
Que golpe de teatro!!!! Pontapé de baliza longo e André Sousa, com um toque pleno de intenção, isolou Paulinho. Na cara do guarda-redes, o extremo não perdoou e consolidou a cambalhota no marcador
90 +13':

Cartão vermelho para Brayan Medina (CD Tondela)
por fazer falta, enquanto era o último homem na linha defensiva Brayan Medina vê o seu 2º vermelho na prova (12 jogos)
90 +15':

GOLO Nacional: Jesús Ramírez marca de grande penalidade!
Jesús Ramírez marca o seu 8º golo na prova (14 jogos)
O ponta de lança atirou ao meio da baliza, enquanto o guardião mergulhou para o seu lado esquerdo
Melhor em campo:

Kaique (CDN) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. O guardião brilhou com um par de excelentes intervenções e por ter negado dois penáltis ao Tondela
90 +15':

Aconteceu de tudo na Madeira! O Tondela só pode culpar-se a si mesmo por não ter vencido esta partida. Já o Nacional mostrou muito coração!
90 +16':

O árbitro apita para o final da partida









































