Jogada10
·14 marzo 2026
Edições 2027 e 2028 da Copa do Brasil já têm mudanças; saiba

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·14 marzo 2026

A edição 2026 mal começou e já mudanças para 2027 e 2028 na Copa do Brasil. Na última sexta (13/3), a CBF divulgou novas diretrizes da competição para o próximo biênio, onde modifica regras de indicação de clubes por parte das federações estaduais.
Assim, as siglas que detém três vagas podem escolher uma delas para sair através de torneios seletivos. Para a atual edição, as vagas eram exclusivas dos campeonatos estaduais. Isso faz com que amplie o número de federações com tal escolha, indo das 15ª a 27ª ranqueadas na CBF.

Copa do Brasil terá pequenas mudanças para 2027 e 2028; saiba – Foto: Rafael Ribeiro / CBF
“A CBF confia que a possibilidade de realização destes Torneios Seletivos com atribuição de vaga à Copa do Brasil de 2027 e 2028 contribui para a democratização do futebol brasileiro, fomentando o desenvolvimento da modalidade em todo território nacional, o que beneficiará milhares de pessoas envolvidas, direta e indiretamente, com a indústria do esporte, premissa e compromisso inarredável da atual gestão da entidade”, diz a entidade em comunicado enviado aos clubes, segundo o “ge”.
Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Ceará – todas com mais de três vagas por edição, aliás -, já se utilizam dos torneios seletivos para descobrir ao menos um de seus classificados. Uma das federações beneficiada com a nova regra foi a Paraibana, que voltará a promover a Copa Paraíba em 2026. O campeão, dessa forma, se classificará à Copa do Brasil 2027.









































