MundoBola Flamengo
·25 novembre 2025
Elenco do Flamengo tenta repetir feito que só Zico e Gabigol conseguiram

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·25 novembre 2025

A final da Libertadores marca um momento histórico por si só, mas os jogadores do Flamengo terão uma oportunidade e tanto de se colocarem no panteão dos maiores do clube contra o Palmeiras. Isto porque, ao longo de toda a história, apenas dois jogadores do Rubro-Negro marcaram em decisões continentais: Zico e Gabigol.
E os dois reservam históricos que dispensam apresentações. Zico é simplesmente o maior ídolo do Flamengo em todos os tempos, a lenda da camisa 10 e aquele que todos sonham em se aproximar um dia na escada da idolatria rubro-negra. E Gabigol se tornou o símbolo da segunda geração vencedora do clube, responsável pelas duas outras Libertadores.
A questão é que, no elenco deste ano, não há nenhum dos dois. Zico obviamente se aposentou há décadas, enquanto Gabigol não entrou em acordo sobre a questão contratual e deixou o Flamengo para defender o Cruzeiro. Com isso, o espaço se abre para que um novo nome entre para essa seleta lista.
O Flamengo disputou quatro finais de Libertadores até hoje, com três títulos e um vice-campeonato. No entanto, foram seis jogos no total, já que a decisão de 1981 precisou ser feita em três partidas. Na primeira, Zico fez os dois gols do 2 a 1, contra o Cobreloa, no Maracanã; o time chileno venceu o segundo, por 1 a 0, mas o Galinho decidiu de novo o terceiro — novamente com dois tentos.
O Flamengo só voltaria à final da Libertadores em 2019, contra o River Plate. E o final agônico contou com dois gols de Gabigol nos dois últimos minutos, consumando uma virada que já ia se tornando improvável. E o atacante ainda marcaria de novo na única final que o Flamengo perdeu, em 2021, para o Palmeiras. O jogo terminou em 2 a 1.
Por fim, o Flamengo foi de novo à final da Libertadores em 2022 e encarou o Athletico-PR. Com um gol no finalzinho da primeira etapa, Gabigol novamente decidiu o título a favor do Mais Querido e se consolidou com força ainda maior entre os principais ídolos do Mengão.
Agora, o plantel de 2025 terá a oportunidade de repetir o feito. Daquele jogo de 2022, seguem no Flamengo: Léo Pereira, Arrascaeta, Ayrton Lucas, Erick Pulgar, Everton Cebolinha, Pedro e Filipe Luís. No entanto, os dois últimos não estarão em campo, já que o primeiro está machucado e o segundo é o técnico da equipe hoje em dia.
Flamengo e Palmeiras se enfrentam no Monumental de Lima, no Peru, mesmo palco da vitória rubro-negra sobre o River Plate. A bola está programada para rolar neste sábado, a partir de 18h (horário de Brasília).









































