Esporte News Mundo
·10 ottobre 2025
Eliminatórias europeias: França vence; Alemanha goleia e Bélgica empate; veja as partidas

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·10 ottobre 2025
— Continua depois da publicidade —
As eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2026 tiveram sequência nesta sexta-feira (10). Em campo, a maioria das favoritas aproveitou seu favoritismo e venceu, enquanto a Bélgica ficou apenas no empate sem gols com a Macedônia do Norte, mesmo jogando em casa.
Quem aproveitou a vantagem de jogar em casa foi a França, que venceu o Azerbaijão por 3 a 0, no Parc des Princes, em Paris. Apesar de terem dominado as ações da partida desde o primeiro minuto, os Azuis só abriram o placar no final da primeira etapa, quando Mbappé fez grande jogada individual e bateu bonito no cantinho para abrir o placar.
Os franceses continuam administrando o placar sem ter muitos problemas e o camisa 10 voltou a aparecer na partida, desta vez encontrando um cruzamento na medida para Rabiot testar firme para ampliar. No fim, Thauvin recebeu na área e bateu bonito para marcar seu primeiro gol por Les Bleus depois de seis anos ausente da seleção francesa.
Publicidade
Thauvin comemorando o terceiro gol francês (Foto: Divulgação/Equipe de France)
No outro jogo do Grupo D, mesma chave dos franceses, a Ucrânia saiu na frente na briga pela vaga na raspagem; os ucranianos batem a Islândia por 5 a 3, em Reykjavík, capital islandesa. Os visitantes chegaram a abrir 3 a 0 não marcados na primeira etapa, com dois de Malinovski e um de Hutsulyak, enquanto Ellertsson manteve os donos da casa na disputa. No decorrer da etapa final, os islandeses chegaram a empatar com dois de Albert Guðmundsson, mas, no final, Kalyuzhnyi e Ocheretko decidiram para os ucranianos.
A Alemanha de Julian Nagelsmann deu um importante passo para assumir a liderança de sua chave ao golear Luxemburgo por 4 a 0. Jogando em casa, os alemães foram superiores desde o primeiro minuto e viram o lateral Raum abrir o placar antes dos 20 minutos.
Ainda na primeira etapa, Kimmich ampliou de pênalti. Já na etapa final, Gnabry marcou o terceiro e Kimmich marcou novamente, dando números finais à partida e garantindo a goleada à Die Mannschaft, que assumiu a liderança do grupo com a derrota da Eslováquia para a Irlanda do Norte.
Kimmich comemorando um de seus gols na goleada da Alemanha (Foto: Pau Barrena/Getty Images)
Os eslovacos foram para Belfast enfrentar os norte-irlandeses, que têm uma nova geração talentosa e com muitos jogadores na Premier League, caso do capitão Connor Bradley e Trai Hume. Jogando no Windsor Park, os donos da casa foram superiores e venceram por 2 a 0.
No começo da primeira etapa, Hrošovský abriu o placar após marcar contra e, depois disso, a partida ficou aberta e equilibrada. Na segunda etapa, Trai Hume, do Sunderland, aproveitou a sobra e bateu bonito para ampliar e dar números finais. O resultado deixa o grupo totalmente embora, com Alemanha, Eslováquia e Irlanda do Norte empatados com seis pontos, com os alemães levando vantagem no saldo de gols. Na segunda-feira, os alemães vão visitar o Windsor Park para fazer um confronto direto contra os norte-irlandeses.
Hume comemorando o segundo norte irlandês (Foto: Charles McQuillan/Getty Images)
Mesmo jogando fora de casa, a Macedônia do Norte conseguiu segurar a Bélgica em um empate sem gols. Os belgas dominaram as ações da partida do início ao fim, mas pecaram na pontaria e pararam no goleiro Dimitrievski. Com isso, os macedônios ficam na liderança do Grupo J, com um ponto na frente dos belgas e dois do País de Gales, que vem logo atrás, em terceiro. No entanto, ainda terá dois confrontos contra seus rivais nas próximas rodadas.
A Suíça foi a Estocolmo e venceu a Suécia por 2 a 0, complicando a vida dos escandinavos. Os gols do confronto saíram na segunda etapa. Granit Xhaka abriu o placar de pênalti e Manzambi deu números finais à partida.
Xhaka comemorando o primeiro gol suíço (Foto: Michael Campanella/Getty Images)
Com o resultado, os suecos ficam na lanterna do Grupo B, com apenas um ponto conquistado em três jogos. A seleção comandada pelo ex-atacante dinamarquês Jon Dahl Tomasson chega a duas derrotas seguidas e vê os suíços e o Kosovo disparem nas duas primeiras colocações.