Papo na Colina
·13 maggio 2025
Entenda como ”treta” na CBF pode impactar no Vasco

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·13 maggio 2025
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enfrenta uma das maiores crises de sua história recente, e pode afetar o Vasco. No centro da polêmica está o presidente Ednaldo Rodrigues, alvo de duas denúncias formais aceitas pela Comissão de Ética da entidade, que agora investiga o dirigente por suspeitas de fraudes e casos de assédio no ambiente corporativo da CBF. O Vasco, que atualmente vive sob intervenção judicial em sua SAF, observa com atenção como o cenário pode alterar o ambiente institucional do futebol nacional.
As acusações foram protocoladas pela deputada federal Daniela Carneiro (União-RJ) e pelo vereador Marcos Dias Pereira (Podemos-RJ). A parlamentar anexou documentos que sugerem a falsificação da assinatura do ex-presidente Coronel Nunes no termo que garantiu a permanência de Ednaldo no cargo. Ela solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o afastamento imediato do mandatário. Já o vereador levou ao Ministério Público denúncias de funcionários que relatam assédio moral e sexual, humilhações e até vigilância por câmeras ocultas dentro da sede da entidade.
Nesta segunda-feira (12), o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro cancelou a audiência que poderia decidir o futuro de Ednaldo, agravando ainda mais o cenário. O motivo do adiamento foi a ausência de Coronel Nunes por problemas de saúde. Segundo laudos médicos, o ex-dirigente apresenta “déficit cognitivo”, o que coloca em xeque a autenticidade de sua assinatura no contrato que reconduziu Ednaldo ao comando da CBF.
No meio da tempestade, o presidente tentou desviar os holofotes da crise anunciando, de forma precipitada, a contratação do técnico Carlo Ancelotti para comandar a Seleção Brasileira. O anúncio teria rompido um acordo prévio com o Real Madrid, que esperava comunicar a decisão após o término da temporada europeia. Segundo bastidores, a antecipação foi uma estratégia de Ednaldo para criar um “fato novo” que o fortalecesse politicamente.
Além da polêmica em torno do anúncio, os valores envolvidos também chamaram atenção: Ancelotti deve receber cerca de R$ 5 milhões mensais, além de bônus milionários e regalias como casa de luxo no Rio de Janeiro, jato particular, segurança pessoal e plano de saúde internacional. A influência de Neymar na escolha do treinador também foi mencionada nos bastidores, sobretudo após o atacante ter sido dispensado por Jorge Jesus no Al-Hilal.
E o que o Vasco tem a ver com isso?
O Vasco acompanha de perto a crise na CBF. Em meio a um momento turbulento internamente, com mudanças na diretoria, instabilidade na SAF e troca no comando técnico com a chegada de Fernando Diniz, o clube entende que uma eventual troca na cúpula da entidade pode ter impacto direto no futebol brasileiro como um todo — e, consequentemente, em São Januário.
Mudanças no comando da CBF podem afetar desde decisões administrativas e políticas relacionadas à organização dos campeonatos até a regulamentação da atuação das SAFs, tema que vem sendo debatido em esferas federativas e judiciais.
Enquanto isso, torcedores, dirigentes e jogadores convivem com a incerteza: tanto nos bastidores do clube quanto nos corredores da entidade máxima do futebol brasileiro, o clima é de tensão.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News