MundoBola Flamengo
·30 ottobre 2025
Ex-Manchester United manda recado para Plata após expulsão: 'Que sirva de experiência'

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·30 ottobre 2025

Ex-jogador do Manchester United, o já aposentado Antonio Valencia mandou um recado para Gonzalo Plata após a classificação do Flamengo à final da Libertadores. Expulso em lance controverso contra o Racing, na última quarta-feira (29), o equatoriano recebeu apoio do compatriota, com quem já dividiu espaço na seleção do país.
O lance aconteceu já no segundo tempo. Após ficar caído em jogada normal, Plata foi puxado por Marcos Rojo, que teria inclusive usado o cabelo do jogador para isso. Muito irritado, o atleta do Flamengo reagiu com um tapa, e o capitão do Racing imediatamente caiu. O árbitro Piero Maza foi na dele e mostrou o vermelho ao rubro-negro.
Após muitos minutos de revisão e reclamações por parte do Flamengo, o árbitro de vídeo inacreditavelmente mandou o jogo seguir e confirmou o cartão vermelho. O Rubro-Negro sofreu com um a menos e Filipe Luís precisou alterar toda a estrutura do time, mas a classificação foi assegurada.
Valencia, que teve a carreira marcada pela longa passagem no Manchester United, resolveu dar apoio a Plata após o jogo. Chamando o jogador do Flamengo por um apelido carinhoso, o ex-atleta admitiu que ficou nervoso ao assistir ao jogo e disse que o lance precisa servir de aprendizado para o jogador do Flamengo.
Afinal de contas, ainda que a expulsão tenha sido injusta, Plata poderia ter evitado o tapa justamente para coibir qualquer atitude exagerada da arbitragem. Menos mal que a expulsão não afetou o resultado da partida, ainda que tenha tirado do jogador a chance de jogar a final da Libertadores.
"Como você me fez sofrer, 'Platita'. Que isso sirva de aprendizado, e boa sorte. Precisamos de você 100%, meu amigo. Onde houver um equatoriano, eu sempre o apoiarei", escreveu Valencia.
Ao longo da carreira, Valencia se notabilizou pelos mais de 300 jogos que fez com a camisa do Manchester United. Presença constante na seleção do Equador, pela qual ficou a uma partida de completar a marca centenária, o atleta foi revelado nas categorias de base do El Nacional-EQU.
Após três temporadas no time equatoriano, porém, partiu para a Europa e defendeu Villarreal e Recreativo, ambos na Espanha, antes de se mandar para a Inglaterra. Depois de três anos no Wigan, fechou com o Manchester United para a temporada 2009/2010 e ficou até 2017/2018. Depois, ainda jogou por LDU e Querétaro-MEX até se aposentar.
No total, Valencia conquistou uma Liga Europa e duas vezes a Premier League, além de três Supercopas da Inglaterra, uma FA Cup, duas Copas da Liga, uma Supertaça do Equador e uma Série B da Espanha.
Com Plata à disposição, já que a expulsão só conta na Libertadores, o Flamengo volta o foco ao Brasileirão neste fim de semana. No sábado, o Mais Querido tem compromisso contra o Sport, último colocado da competição, no Maracanã. A bola rola a partir de 21h (horário de Brasília).









































