Jogada10
·20 luglio 2025
Ex-presidente da CBF, José Maria Marin morre em São Paulo

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·20 luglio 2025
O ex-presidente da CBF, José Maria Marin, morreu neste domingo (20/7), em São Paulo. Ele tinha 93 anos e estava no Hospital Sírio-Libanês. Marin foi mandatário da confederação entre 12 de março de 2012 e 16 de abril de 2015. Portanto, foi sob o seu comando que o Brasil sediou a Copa do Mundo em 2014. Neste mesmo ano, o dirigente não disfarçou a vaidade ao inaugurar o prédio da CBF na Barra da Tijuca com seu próprio nome: ‘Sede José Maria Marin’. O nome saiu da fachada na gestão do sucessor, Marco Polo Del Nero. Depois, na gestão de Rogério Caboclo, a placa de batismo também deixou de existir. A CBF passou a ser a “Casa do Futebol Brasileiro”.
Antes de presidir a CBF, Marin foi o mandatário da Federação Paulista de Futebol de 1982 a 1988 e chefiou a delegação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1986, no México.
José Maria Marin na Copa do Mundo de 2014 no Brasil – Foto: Ricardo Stuckert / CBF
Em 2015, Marin foi preso na Suíça, durante uma investigação do FBI sobre corrupção na Fifa. Ele foi para os Estados Unidos, onde passou por julgamento e condenação. Assim, ficou em prisão domiciliar em Nova York, sob acusação de receber US$ 6,5 milhões de propina para assinar contratos de direitos comerciais das copas Libertadores, do Brasil e América. Mas voltou ao Brasil em 2020, após a libertação por causa de frágeis condições de saúde durante a pandemia da Covid. Em 2023, Marin sofreu um acidente vascular cerebral.
Além da prisão, Marin também teve outro episódio com péssima repercussão. Em 2012, dois meses antes de assumir a presidência da CBF, ele foi flagrado colocando uma medalha no bolso durante a premiação dos jogadores do Corinthians após a final da Copa São Paulo de Juniores. O constrangimento fez com que a Federação Paulista de Futebol alegasse que a medalha, na verdade, já era mesmo para Marin. Mas o goleiro ficou sem o prêmio. E só receberia a medalha posteriormente.
Marin era advogado e político. Foi vereador em 1963 e chegou a presidir a Câmara Municipal de São Paulo em 1969. Nos anos 1970 foi deputado estadual e assumiu o cargo de vice-governador de São Paulo de 1979 a 1982. Ele, inclusive, herdou a titularidade do governo por dez meses, entre 1982 e 1983, quando o governador Paulo Maluf teve que sair do cargo para disputar uma vaga de deputado federal.
Além de cargos no futebol, Marin foi advogado e político – Rafael Ribeiro/CBF
José Maria Marin estava em casa, em São Paulo, quando passou mal e foi para o hospital. Mas ele não resistiu. Morreu ma madrugada deste domingo.
A CBF emitiu a seguinte nota de pesar, lamentando o falecimento do antigo mandatário.