Exclusivo Glorioso 1904 - Catarina Amado aprova reforço do Benfica: "Referência desde criança" | OneFootball

Exclusivo Glorioso 1904 - Catarina Amado aprova reforço do Benfica: "Referência desde criança" | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Glorioso 1904

Glorioso 1904

·2 luglio 2025

Exclusivo Glorioso 1904 - Catarina Amado aprova reforço do Benfica: "Referência desde criança"

Immagine dell'articolo:Exclusivo Glorioso 1904 - Catarina Amado aprova reforço do Benfica: "Referência desde criança"

Catarina Amado, internacional portuguesa do Benfica, revela que Ana Borges é uma “referência desde criança”. Em entrevista exclusiva ao Glorioso 1904, a atleta que já conquistou 12 títulos com o Manto Sagrado deixa elogios à mais recente reforço das encarnadas e perspetiva a participação da Seleção Nacional no Campeonato da Europa, que arranca no próximo dia 2 de julho.

Glorioso 1904 (G): Quando é que começaste verdadeiramente a acreditar que pertencias ao mais alto nível?


OneFootball Video


Catarina Amado (CA): O momento em que percebi que tinha alcançado algo ao mais alto nível foi quando fui chamada pela primeira vez à seleção nacional e, consequentemente, quando assinei o meu primeiro contrato profissional. Nesses momentos, percebi realmente a importância de acreditar em mim própria.

G: O que significa para ti representar o teu país num torneio como o EURO?

CA: É uma grande honra poder participar num torneio desta magnitude como o Euro e representar o meu país. Significa muito para mim e espero poder continuar a contribuir durante muitos anos e a competir em provas deste nível.

Catarina Amado sobre Ana Borges: “Uma referência desde criança”

G: Há alguma jogadora – colega de equipa ou adversária – que te motive a ser melhor?

CA: Além de adversária, a Ana Borges é também minha colega de equipa na seleção. É uma referência desde criança e a sua experiência motiva-me todos os dias a ser melhor.

G: Qual foi o teu maior fracasso e o teu maior sucesso até agora – dentro e fora de campo?

CA: Os maus momentos e as fases difíceis fazem parte do dia a dia de qualquer atleta. Gosto de encarar esses momentos como oportunidades de aprendizagem para evoluir. O ponto alto da minha carreira foi o meu primeiro jogo internacional, porque para mim é uma honra representar o meu país.

G: Como te manténs centrada e focada, seja perante um penálti decisivo, um momento importante ou quando enfrentas lesões ou críticas?

CA: A pressão faz parte do desporto de alto rendimento. Como profissional de alto nível, trabalho todos os dias para enfrentar esses momentos de forma mais natural, porque sinto-me privilegiada por poder fazer aquilo que mais amo. Isso prepara o meu estado mental para esses momentos e ajuda a aliviar a pressão.

G: Qual é o teu segredo como avançada? Tentas entrar na cabeça das defesas?

CA: Como jogadora profissional, trabalho para dar sempre o meu melhor em cada treino e em cada jogo, para ajudar a equipa.

G: Quão importante é usar umas botas confortáveis e que te deem apoio, quando estás a competir ao mais alto nível? Isso pode dar-te vantagem sobre as adversárias?

CA: Ao mais alto nível, é fundamental usar botas que me façam sentir confiante e confortável durante o jogo. As que utilizo ao dia de hoje apoiam-me durante todo o jogo, e isso permite-me estar no meu melhor para enfrentar as adversárias.

Confira o vídeo de Catarina Amado, internacional portuguesa do Benfica, que vai representar Portugal no Campeonato da Europa de Futebol Feminino:

Visualizza l' imprint del creator