'Êxito de fazer bem feito': Flamengo e Palmeiras viram manchete na mídia europeia | OneFootball

'Êxito de fazer bem feito': Flamengo e Palmeiras viram manchete na mídia europeia | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·28 novembre 2025

'Êxito de fazer bem feito': Flamengo e Palmeiras viram manchete na mídia europeia

Immagine dell'articolo:'Êxito de fazer bem feito': Flamengo e Palmeiras viram manchete na mídia europeia

Finalistas da Libertadores e protagonistas do Brasileirão mais uma vez, Flamengo e Palmeiras representam um case de sucesso que vem rompendo fronteiras. Não à toa, o "As", um dos jornais mais respeitados da Espanha, preparou um material com especialistas analisando o que permitiu aos dois times atingirem um poderio tão grande na América.

Com a chamada de "o êxito de fazer bem as coisas", o texto explica que Flamengo e Palmeiras optaram pela reorganização e pagaram um preço que seus concorrentes não estiveram dispostos a correr. Agora, porém, os dois dominam o cenário do futebol brasileiro e, ano após ano, ocupam as primeiras posições dos campeonatos.


OneFootball Video


Ambições de Flamengo e Palmeiras

Assinado pelo jornalista José Félix Días, o texto ressalta a mentalidade vencedora das equipes, que optaram pela reestruturação com foco na hegemonia futura. E deu certo, ainda mais considerando que os outros times do Brasil seguem atrás de atalhos e em sérios problemas financeiros. Enquanto isso, a dupla nada de braçada.

Além disso, outro destaque foi dado ao poderio que os times conseguiram atingir após anos de organização financeira e estrutural. Vitor Roque e Samuel Lino foram os citados, mas a lista ainda engloba outros nomes que geram a sensação de competitividade com o futebol europeu.

"Com projetos ambiciosos e contratações que atingem o nível do futebol europeu, casos recentes como Vítor Roque — que deixou o Barcelona para jogar no Palmeiras —, e Samuel Lino — que saiu do Atlético de Madrid para jogar no Rio de Janeiro —, para citar apenas alguns exemplos, demonstram que ambos os clubes podem rivalizar financeiramente com as melhores equipes do mundo, ou quase", destacou o texto.

Especialistas analisam poderios de Flamengo e Palmeiras

A matéria, então, convoca alguns especialistas para opinarem sobre o que tornou Flamengo e Palmeiras tão poderosos. Claro, a reestruturação financeira que os dois passaram, cada um a seu modo, ocupa o topo da lista. Mas a boa administração vem logo na sequência. Um deles é Guilherme Bellintani, ex-presidente do Bahia.

"A superioridade de Flamengo e Palmeiras se deve a dois fatores claros: tamanho econômico e organização. Com finanças equilibradas e uma estrutura forte, aumentaram suas receitas e traçaram uma estratégia que combina jogadores consolidados com uso forte de revelações", analisou Bellintani.

Os patrocínios das duas equipes também foram analisados, claro, já que estão entre os maiores do país. No caso do Flamengo, aliás, o acordo feito há pouco tempo com a Betano coloca o rubro-negro entre os mais bem pagos do mundo no quesito.

"Os patrocínios de casas de aposta desempenham um papel fundamental no panorama esportivo, sempre que se considera a responsabilidade, especialmente pelo considerável impacto financeiro que têm nesta paixão cultural dos brasileiros. É um movimento natural e se assemelha ao protagonismo de outros segmentos, como eletrônicos", ressaltou João Fraga, diretor-executivo da empresa de pagamentos "Paag".

Jornal ressalta Maracanã lotado

Naturalmente, a Nação não poderia ficar de fora do cálculo. Absurdamente engajada com o clube, a torcida foi destaque por fazer o Flamengo liderar absolutamente todas as listas de público do Brasil. Não apenas isso, mas o Rubro-Negro tem todos os dez maiores públicos do Brasileirão neste momento.

No caso do Palmeiras, o jornal destaca a alta taxa de ocupação do Allianz Parque, que sempre consegue comercializar seus ingressos, e adesão da torcida ao sócio-torcedor do clube. Além disso, outras iniciativas pioneiras dos dois foram destacadas, como as parcerias com bancos e o foco em aumentar o engajamento na internet.

"Os clubes melhor geridos, a longo prazo, tendem a gerar mais receita e reduzir custos. Com um superávit maior, tendem a formar equipes e elencos melhores. Assim, geram mais prêmios e receitas por títulos, em um círculo vicioso que os permite conseguir melhores atletas e ganhar mais jogos", completou Thiago Freitas, diretor de operações da "Roc Nation".

Grandes protagonistas do futebol brasileiro novamente este ano, Flamengo e Palmeiras já estão em Lima para a grande final da Libertadores, que será decidida entre os dois. A partida está marcada para acontecer neste sábado (29), no Estádio Monumental, com bola rolando a partir de 18h (horário de Brasília).

Visualizza l' imprint del creator