Farioli: «Samu ansioso? Acho que tem desejo de marcar e ajudar a equipa» | OneFootball

Farioli: «Samu ansioso? Acho que tem desejo de marcar e ajudar a equipa» | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·14 dicembre 2025

Farioli: «Samu ansioso? Acho que tem desejo de marcar e ajudar a equipa»

Immagine dell'articolo:Farioli: «Samu ansioso? Acho que tem desejo de marcar e ajudar a equipa»

A 15ª jornada da Liga Betclic termina esta segunda-feira, com a receção do FC Porto ao Estrela da Amadora. Na antevisão da partida, em conferência de imprensa, o técnico portista, Francesco Farioli, deixou elogios aos tricolores, abordou o mercado que se aproxima e ainda deixou elogios à evolução do reforço Karamoh. Além disso, deixou elogios a Samu e a sua vontade de marcar.

Lesões de Gabri Veiga e Rodrigo Mora: «O Gabri está totalmente recuperado. O Rodrigo treinou ontem individualmente, hoje com a equipa, sem problemas maiores. Serão parte da equipa.»


OneFootball Video


Opções para o meio campo: «Disse todas as possibilidade que tentámos em jogos oficiais. O meio campo é claramente uma chave do jogo e algo importante para a equipa. É sempre importante ter grandes opções, com equilíbrio e ligação entre eles. É possível jogar com o Mora e Veiga juntos, com o Pablo a 10. Traz equilíbrio. Diferentes hipóteses. Depende de muita coisa, do contexto e de como estão a jogar. Queremos o maior equilíbrio para a equipa e para o jogo de amanhã.»

Olhará para o jogo a meio da semana: «Há sempre ligação entre os jogos, apesar de jogar à segunda-feira ser bom para nós. Um dia faz muita diferença. Quanto temos jogos em quatro dias de diferença é bom para o lado físico, dá tempo para recuperar. Todos estarão disponíveis para o jogo de segunda-feira e haverá, talvez, algumas mexidas. Amanhã de manhã teremos outra sessão, antes do jogo, para finalizar pormenores e aparecer no jogo com a mentalidade certa»

Zaidu desfalca esquerda e gestão de Moura: «Há muitas hipóteses. É bom para o Zaidu ir representar o seu país numa competição importante. Não é ideal nesta fase da época, mas faz parte do jogo. Esperemos que seja campeão. Sobre alternativas, só o Francisco é lateral, mas há o Kiwior que pode jogar lá, onde jogou muito no Arsenal e connosco em alguns momentos. O Martim Fernandes também pode jogar lá, como o Pedro Lima, que treina constantemente connosco e está bem na equipa B. Estamos a avaliar todos e são suficientes para aguentar as semanas sem o Zaidu.»

Mora pode jogar a falso avançado: «É uma boa hipótese para termos criatividade. Quero jogadores que possam jogar em mais do que uma posição. Basta ver o Pablo Rosario, ou o Kiwior, que pode jogar a lateral. Quero jogadores flexíveis e inteligentes, para cobrirem muitas posições e trazerem outras características. Acho que o Rodrigo Mora pode jogar como falso 9, como jogou contra o Estrela Vermelha. É um perfil diferente dos nossos avançados, mas pode dar outras características. É um cenário possível. Sobre o mercado, teremos tempo de falar, estamos a trabalhar nos bastidores e estamos alinhados com o clube e presidente. Não podemos ter todos os pedidos, mas o clube está disposto a fazer um esforço para melhorar a equipa.»

Serão ativos no início do mercado? «Às vezes tudo está preparado e as coisas mudam. Estamos a trabalhar e a preparar tudo da melhor forma para jogar à frente dos adeptos em janeiro. O nosso foco está no jogo desta segunda-feira à noite. Só falámos disso na primeira pergunta. O Estrela está a jogar bem, mudou recentemente de treinador e teve um impacto forte. São uma das melhores equipas a nível de criação ofensiva e teremos de estar atentos. Um bom exemplo disso é o jogo do Tondela onde a dinâmica mudou entre partes, com os mesmos jogadores. A nossa atitude tem de ser como a da 2ª parte em Tondela. Queremos um bom jogo em Dragão e quero dizer que precisamos dos nossos adeptos. Sei que é difícil a uma segunda-feira à noite, mas é importante ter o jogo cheio.»

Samu parece ansioso em busca do golo: «Não sei se ansioso é a palavra certa para o descrever. Ele quer muito marcar e isso é bom, quando se é um grande avançado. Digo que é desejo de marcar, de ajuda a equipa. É algo que faz falta a um grande avançado, um grande 9. Tem todas as características para ser e é um grande 9. A sua vontade é algo que queremos apoiar. Já falei muito do desejo dele, que não pode chocar com a necessidade de ganhar jogos. Ele está disposto a fazer o passe à frente da baliza. É importante e ele tem uma grande relação com os colegas. Estou feliz com a ansiedade dele.»

Acha que merece mais mérito pelo que tem feito? «Não temos de ir tão longe. Não vale a pena olhar para o passado. Só queremos estar concentrados no nosso caminho. Já falei das dificuldades que o jogo com o Estrela pode trazer. São elementos suficientes para estarmos prontos. É importante vencer jogos nesta liga, que não nos deixa não estar focados um segundo. Basta estar desconcentrados brevemente e sofremos. Quero manter todos focados e a ir para a frente com a energia certa.»

Visualizza l' imprint del creator