Farioli tenta primeira vitória do FC Porto em território inglês | OneFootball

Farioli tenta primeira vitória do FC Porto em território inglês | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·20 ottobre 2025

Farioli tenta primeira vitória do FC Porto em território inglês

Immagine dell'articolo:Farioli tenta primeira vitória do FC Porto em território inglês

“Fechámos o livro da Taça de Portugal para abrirmos o da Liga Europa”, avisou Francesco Farioli, minutos depois de o FC Porto ter derrotado o Celoricense, num encontro em que o treinador italiano alinhou praticamente a mesma formação que tem sido a espinha dorsal nas competições principais, com o objectivo de manter a equipa concentrada e em alto ritmo.

Farioli foi claro quanto às suas intenções para a deslocação ao Nottingham Forest, na próxima quinta-feira. O técnico, de 36 anos, pretende preservar a invencibilidade do FC Porto na presente edição da Liga Europa, somando a terceira vitória e escrevendo assim mais uma página no historial do clube. Depois de 23 partidas disputadas em Inglaterra nas competições da UEFA, os portistas ainda não conseguiram vencer naquele país, facto inédito num percurso que já inclui triunfos em Espanha, França, Itália, Alemanha e Holanda.


OneFootball Video


O entrave surge precisamente quando os jogos são disputados em solo britânico. Existe quase um bloqueio mental que tem impedido o FC Porto de triunfar, apesar de, em algumas ocasiões, ter estado muito perto, como em Old Trafford na época 2008/09, quando liderou até ao minuto 85.

Há duas temporadas, no Emirates, o FC Porto perdeu (0-1) com o Arsenal após prolongamento e acabou por ver o acesso escapar-se nos penáltis, desperdiçando outra hipótese de calar os adeptos ingleses.

Para além do empate já referido sob o comando de Jesualdo Ferreira, os dragões arrancaram um resultado ainda mais decisivo em Manchester, em 2003/04, pois esse empate valeu o apuramento para os quartos-de-final da Champions e revelou‑se determinante na caminhada até ao título em Gelsenkirchen.

O empate mais recente remonta a 2017/18, sob a orientação de Sérgio Conceição, mas com sabor amargo: o nulo em Anfield seguiu‑se a uma das derrotas mais pesadas sofridas pelos dragões no seu estádio (0-5).

Agora, perante um Nottingham Forest em crise – sem vencer há dois meses e sem treinador -, a equipa de Francesco Farioli tem uma oportunidade para fazer história, embora o técnico italiano tenha reconhecido, após o encontro com o Celoricense, que a mudança no comando técnico do clube inglês pode condicionar a preparação para esse duelo.

Na época 2020/21, num contexto marcado pela pandemia de Covid-19, o Chelsea recebeu o FC Porto em campo neutro, no Estádio Ramón Sánchez‑Pizjuán, em Sevilha, à porta fechada, uma semana depois de o mesmo palco ter acolhido as duas equipas com os dragões na condição de visitados. Depois de uma derrota por 0-2, os portistas venceram por 1-0, com uma bicicleta de Mehdi Taremi já em período de descontos, mas não conseguiram o apuramento para as meias-finais da Champions – para a história ficou o facto de esse duelo não ter sido disputado em solo inglês.

Visualizza l' imprint del creator