Portal dos Dragões
·17 settembre 2025
FC Porto já não via uma defesa assim há oito anos

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·17 settembre 2025
Ao cabo de cinco rondas, o FC Porto exibe a melhor defesa do campeonato.
Com apenas um golo sofrido no campeonato, os dragões destacam-se das restantes equipas: o Famalicão, que até então não havia consentido qualquer tento, sofreu dois no encontro com o Sporting (1-2), enquanto o Santa Clara marcou na Luz (1-1), deixando o Benfica com dois golos sofridos, igual ao Gil Vicente.
Curiosamente, o único golo que a equipa de Francesco Farioli sofreu foi no clássico de Alvalade (2-1), na 4.ª jornada, e resultou de um auto‑golo. A infelicidade de Nehuén Pérez em casa do Sporting é a única nódoa no quase intocável registo dos azuis e brancos.
Uma sequência tão favorável que não se via naquele clube há oito anos. A última vez que os dragões chegaram ao final da 5.ª jornada com um golo ou menos sofrido aconteceu em 2017/18, a época de estreia de Sérgio Conceição no comando.
Nessa temporada, o início do FC Porto foi semelhante ao actual, com cinco vitórias em outros tantos jogos e a baliza imaculada – triunfos sobre Estoril (4-0), Tondela (1-0), Moreirense (3-0), SC Braga (1-0) e Chaves (3-0).
Naquela época, apenas na 8.ª jornada os azuis e brancos deixaram de vencer no campeonato. Depois de sete vitórias seguidas, com apenas três golos sofridos, a equipa de Conceição empatou em Alvalade frente ao Sporting de Jorge Jesus (0-0).
O CONTRASTE COM A ÉPOCA PASSADA
Em pouco mais de dois meses, Francesco Farioli transformou por completo o sector que foi mais problemático na temporada anterior, um ano para esquecer no Dragão.
Conhecido pela solidez das suas equipas, o técnico italiano, com o recurso a contratações que elevaram o nível do plantel, conseguiu rapidamente estabelecer um processo defensivo consistente.
Mesmo com a vaga de lesões que afectou o plantel nas últimas semanas – os dois laterais‑direitos (Martim Fernandes e Alberto Costa) e agora Nehuén Pérez estão fora – os dragões têm sabido travar as investidas adversárias e cedem poucas oportunidades aos rivais.
Não se deve apenas à linha defensiva: Alan Varela subiu de rendimento esta época, exibindo performances de destaque, e Victor Froholdt tem sido uma presença incansável no miolo.
Os números da época anterior mostram bem a diferença. O FC Porto orientado por Vítor Bruno iniciou 2024/25 com três golos sofridos em cinco jornadas e já registava um desaire, precisamente em Lisboa contra os verdes e brancos (0-2), também na 4.ª ronda.
Os portistas terminaram a edição passada do campeonato com 30 golos sofridos.