FC Porto: Jogo grande e casa cheia no regresso ao Dragão | OneFootball

FC Porto: Jogo grande e casa cheia no regresso ao Dragão | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·2 novembre 2025

FC Porto: Jogo grande e casa cheia no regresso ao Dragão

Immagine dell'articolo:FC Porto: Jogo grande e casa cheia no regresso ao Dragão

Vinte e oito dias depois do dérbi com o Benfica, o Estádio do Dragão volta a abrir portas e promete enchente com o regresso do FC Porto a casa. Pelas 20h30 (Sport TV), os azuis e brancos recebem o SC Braga na décima jornada de um campeonato que lideram com 25 pontos – os mesmos do Sporting, que tem um jogo a mais – e com uma vantagem de 12 pontos sobre o adversário desta noite.


OneFootball Video


No período entre as duas primeiras interrupções FIFA da época, a equipa orientada por Francesco Farioli somou vitórias sobre o CD Nacional (1-0), o Rio Ave (3-0) e o Arouca (4-0), além de um empate caseiro com o Benfica (0-0), totalizando oito golos e mantendo a baliza inviolada. Pelo lado minhoto, o SC Braga sofreu derrotas com o Gil Vicente (1-0) e com o CD Nacional (1-0) como visitado e registou empates fora com o Vitória SC (1-1) e com o Sporting (1-1).

Depois da segunda paragem para compromissos internacionais, o FC Porto eliminou o CD Celoricense (4-0) na Taça de Portugal e venceu em Moreira de Cónegos (2-1). Já o SC Braga afastou o GD Bragança (1-0) na Taça de Portugal, eliminou o Santa Clara na Taça da Liga (5-0) e venceu categorizadamente o Casa Pia (4-0) na Pedreira.

Em 138 jogos anteriores da Liga entre as duas equipas, os azuis e brancos triunfaram em 94 ocasiões, empataram 24 vezes e perderam por 20 vezes, com 279 golos marcados e 115 sofridos. Na Invicta, os bracarenses só alcançaram a vitória por quatro ocasiões: 1948 (0-1), 1959 (1-2), 2005 (1-3) e 2020 (1-2). Dos restantes 65 encontros no Porto, 57 sorriram aos Dragões e oito terminaram empatados.

O duelo mais recordado entre os dois clubes não teve lugar em solo nacional. A 18 de maio de 2011, na primeira final europeia entre emblemas portugueses, o FC Porto de André Villas-Boas bateu o SC Braga de Domingos Paciência e conquistou a Liga Europa. Em Dublin, na Irlanda, Radamel Falcao assinou o único golo do encontro decisivo (1-0).

FC PortoNa antevisão de “um jogo que vai exigir a melhor versão do FC Porto”, Francesco Farioli qualificou o SC Braga como “uma equipa que está numa forma muito boa, uma das equipas mais em forma” do futebol nacional e sublinhou que “a chave é fazer bem as coisas, com precisão, energia, comprometimento e paixão”.

“Temos de estar preparados e competir muito”, recordou o treinador na véspera do embate, descrevendo um duelo “entre duas equipas a jogar cara a cara e que vão querer jogar no campo todo, com muitos duelos e muitas combinações” que exigirá aos Dragões “estar preparados para competir com intensidade”.

Ao ser questionado sobre as últimas exibições, Francesco Farioli foi claro: “A narrativa que anda por aí, honestamente, não é a correta. Quantos reveem os nossos jogos? Para se destruir o que fazemos, é muito fácil. Temos de ser pacientes para encontrar os momentos certos e temos de nos ajustar ao que os jogos pedem, pois exigem diferentes abordagens, mas acima de tudo temos de nos manter sempre alerta com o que temos de fazer. Estamos no caminho certo, mas sempre com coisas para melhorar.”

Luuk de Jong já regressou progressivamente ao relvado, recuperando forma física, corre quase sem dor e já começou a tocar na bola, mas não estará apto para competir antes da próxima paragem internacional; Nehuén Pérez também é baixa confirmada por lesão.

Equipa de arbitragem

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol designou Fábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria, como árbitro do encontro. Os assistentes serão Pedro Martins e Hugo Marques, com Gustavo Correia como quarto árbitro. O VAR ficará a cargo de Tiago Martins, com Cláudia Ribeiro como assistente.

Visualizza l' imprint del creator