Portal dos Dragões
·19 febbraio 2026
FC Porto parte favorito contra Rio Ave que só venceu uma vez no Dragão

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·19 febbraio 2026

O Estádio do Dragão acolhe, no próximo domingo, a 23.ª jornada da I Liga, com o encontro entre o FC Porto e o Rio Ave. De um lado está o líder do campeonato; do outro, uma equipa empenhada em regressar às vitórias e a evitar a descida à II Liga.
O FC Porto chega a este compromisso depois de uma vitória sofrida e estreita frente ao Nacional, enquanto o Rio Ave não vence desde o início de janeiro. Apesar da derrota, a equipa de Vila do Conde apresentou-se combativa e organizada contra o Moreirense, fruto de uma alteração táctica introduzida pelo treinador grego Sotiris Silaidopoulos, que tem sido alvo de fortes críticas nas últimas semanas.
Mesmo com os sinais de melhoria exibidos na ronda anterior, o Rio Ave terá de lutar contra o tempo no Dragão para impedir que se confirme o terceiro pior registo da sua história. A tarefa promete ser complicada para os vilacondenses, que se confrontam com uma missão quase impossível na Invicta.
Em 30 deslocações ao reduto do FC Porto, o Rio Ave apenas somou uma vitória, ocorrida em 1981/82 (1-2). Desde então, os rioavistas só conseguiram pontos em cinco ocasiões nas suas visitas ao Dragão.
A derrota frente ao Moreirense constituiu a quinta consecutiva do Rio Ave no campeonato, um ciclo que não se via há 15 anos e que representa a sexta ocorrência deste tipo em 31 participações na I Liga, a mais recente em 2010/11, sob o comando de Carlos Brito.
Antes desta série, o Rio Ave já havia registado cinco derrotas seguidas em 2005/06 e em 2008/09. O segundo pior período da história do clube data de 1979/80, com sete derrotas seguidas, enquanto a pior fase ocorreu em 1996/97, com 12 desaires consecutivos – temporada em que, apesar disso, a equipa evitou a despromoção.
Na primeira volta da época 2025/26, o confronto entre Rio Ave e FC Porto, disputado nos Arcos na sexta jornada, terminou com uma vitória portista por 3-0, com golos de Pablo Rosario, Samu – que não estará presente neste encontro – e Gabri Veiga.
Na última visita ao Estádio do Dragão, a 24 de agosto de 2024, o Rio Ave perdeu ante a equipa orientada por Martín Anselmi. Os golos nessa partida foram apontados por Wenderson Galeno e Nico González, jogadores que já não fazem parte do plantel dos dragões.
O duelo entre FC Porto e Rio Ave tem início previsto para domingo às 20h30 (hora de Portugal Continental) e será dirigido pelo árbitro David Silva.









































