Portal dos Dragões
·30 settembre 2025
FC Porto sem procurar desculpas e Mourinho a tentar ganhar tempo

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·30 settembre 2025
Em competição de alto nível, um dia a menos de descanso entre partidas faz a diferença. José Mourinho salientou ontem a vantagem de o Benfica poder enfrentar o Chelsea com quatro dias após a receção ao Gil Vicente, em vez dos três dias de intervalo habituais. Para o adepto comum isso pode parecer irrelevante, mas pode ser a diferença entre uma lesão indesejada ou pontos perdidos. As queixas do FC Porto pelo adiamento do jogo com o Arouca são compreensíveis: além do impacto material – menos tempo de recuperação antes do confronto com o Estrela Vermelha na Liga Europa -, expõem falhas de quem organiza a competição (Liga).
Este Dragão, porém, parece numa fase em que não compensa trazer a política para dentro do relvado. Mais uma vez Francesco Farioli não recorreu a desculpas, não poupou esforços e a resposta dos jogadores foi clara: comunhão de ideias e uma vitória por 4-0 numa segunda-feira à noite – resultado que justificaria ter acontecido no domingo – mesmo reduzidos a dez.
Entre os três grandes, o FC Porto é, sem dúvida, a equipa que melhor futebol apresenta atualmente, e o clássico no Dragão contra o Benfica pode significar, em caso de triunfo, mais do que três pontos: a confirmação de que é o candidato mais sólido ao título, depois de derrotar o campeão Sporting em Alvalade.
Percebe-se também que Mourinho não está confortável por assumir o comando do Benfica sem poder implementar totalmente as suas ideias, o que pode explicar a ausência de mudanças estruturais comparativamente ao que se via com Bruno Lage. Só o tempo dirá quanto durará o estado de graça do treinador – campeão europeu pelo FC Porto e pelo Inter -, que depende primeiro dos resultados e depois do estilo de jogo; ironicamente, essa foi a máxima do seu antecessor após o início de época. A estratégia de Mourinho tem sido discreta: usar a palavra com mestria e manter um tom cordial, nomeadamente na antevisão do confronto com os londrinos – mas até que ponto isto não será apenas uma forma de ganhar tempo?
Live