Portal dos Dragões
·16 settembre 2025
Fernando Sá: “Temos que nos aproximar muito mais do que fizemos na primeira parte”

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·16 settembre 2025
A apresentação da equipa de basquetebol do FC Porto teve lugar esta terça-feira à noite no Dragão Arena, palco do último encontro de preparação antes do início oficial da época.
No seguimento do jogo de preparação com o CB Coruña (79-86), Fernando Sá afirmou ser possível “retirar coisas muito positivas da primeira parte e coisas muito negativas da segunda”, apontando “alguma resignação” e “falta de entrega e de intensidade”. Antes da deslocação à Bulgária, e consciente de que a missão “é extremamente difícil”, o treinador portista aborda o torneio de apuramento para a Liga dos Campeões “com muita seriedade para tentar garantir a qualificação”.
Duas partes distintas“Podemos retirar coisas muito positivas da primeira parte e coisas muito negativas da segunda. A falta de entrega e de intensidade, independentemente de as bolas entrarem ou não, o que é normal nesta fase da época, porque as coisas ainda não têm a qualidade necessária. Houve alguma resignação tendo em conta aquilo que o jogo nos obrigou a fazer, com a mudança da postura agressiva e defensiva do Coruña. É isso que temos de trabalhar, vimos uma pré-temporada difícil, com muitos jogadores doentes, o que tem prejudicado um bocadinho o nosso desenvolvimento, e isso notou-se na segunda parte em termos ofensivos, mas em termos defensivos não há grande justificação para isso.”
Foco na Champions“Temos que nos aproximar muito mais do que fizemos na primeira parte, na intensidade defensiva, no número ressaltos e de assistências. Acabámos a primeira parte com mais dez ressaltos do que eles e, no final, perdemos por dois nesse capítulo. Acabámos com 15 assistências e só fizemos seis na segunda parte. Há uma série de parâmetros a que temos de dar continuidade e encaramos a qualificação da Champions com muita seriedade para tentarmos garantir a classificação. Sabemos que é extremamente difícil, são 24 equipas, só se apuram três, mas vamos fazer todos os possíveis para nos podermos apurar.”