
Central do Timão
·14 ottobre 2025
Fim da fila: Basílio ressalta importância da conquista do Paulistão de 1977 para o Corinthians e sua torcida

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·14 ottobre 2025
O dia 13 de outubro é uma data inesquecível para qualquer corinthiano espalhado pelo planeta terra. Isso porque, nesta data, no ano de 1977, o Corinthians quebrou um jejum de 23 anos sem títulos em uma final histórica – decidida em três jogos – de Campeonato Paulista contra a Ponte Preta no Estádio do Morumbi.
Naquele dia, mais 140 mil pessoas estiverem presentes, recorde de público em toda história do estádio, que pertence a um dos maiores rivais do Alvinegro: o São Paulo. Autor do gol que garantiu o título do Corinthians diante do time de Campinas, o ex-volante Basílio – conhecido pela Fiel como “Pé de Anjo” – relembrou e ressaltou a importância daquela conquista em entrevista ao programa Benja Me Mucho, do jornalista Benjamin Back.
Foto: José Manoel Idalgo/Agência Corinthians
“Era um Paulista, mas era um Paulista onde todos os grandes jogadores de outros estados queriam vir disputar o campeonato Paulista e por ter ficado 23 anos, era uma coisa que por incrível que pareça, o próprio torcedor dizia: ‘Eu não quero ganhar o Campeonato Brasileiro, eu não quero ganhar a Libertadores, eu quero quebrar esse jejum do Paulista‘. E isso acabou acontecendo de uma maneira positiva e de lá para cá tudo se transformou.”
Em seguida, foi questionado sobre o que passou em sua cabeça no momento em que a bola estufou as redes e se após o tento sentiu a sensação de que a partida ‘já havia acabado’: “O que dá é que você está com a sensação de ter a vantagem, foi só o gol, só fiz o gol, não teve nada mais, porque nós tínhamos ainda mais sete ou oito minutos para jogar, foram uns sete ou oito minutos eternos na nossa vida que estávamos lá dentro. Até o Dulcídio praticamente apitar o final (da partida), mas no momento não, o que você tem é simplesmente a vantagem”, disse.
Ao longo de sua passagem pelo Corinthians, Basílio acumulou 253 partidas (222 como titular), sendo 128 vitórias, 67 empates e 58 derrotas – quase 60% de aproveitamento, marcado 29 gols março de 1975 e março de 1981. Além disso, conquistou os seguintes títulos pelo Alvinegro: Campeonato Paulista (1977 e 1979) e Taça Governador do Estado (1977).
Veja Mais:
Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50