MundoBola Flamengo
·4 novembre 2025
Final da Libertadores: Conmebol avalia decisão na Europa ou outro local

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·4 novembre 2025

A final da Libertadores de 2025 será entre Palmeiras e Flamengo, no dia 29 de novembro, em Lima, no Peru. A Conmebol, porém, já discute a possibilidade de que, no futuro, a decisão do torneio seja realizada fora da América do Sul. A ideia é ampliar o alcance internacional da competição e fortalecer a imagem dos clubes.
Para a entidade, a Libertadores atingiu um nível de visibilidade mundial que permite sonhar com novas fronteiras. O objetivo da Conmebol com esse movimento é despertar ainda mais interesse global e consolidar a marca da Libertadores. De acordo com o portal 'MKT Esportivo', essa possível mudança ainda não tem data definida e depende da aprovação de conselheiros e dos próprios clubes participantes.
Com o campeão da Libertadores garantindo vaga nas quartas de final da Copa Intercontinental de Clubes da Fifa, o torneio deve ganhar ainda mais relevância mundial. O vencedor de Palmeiras e Flamengo enfrentará o Cruz Azul no dia 10 de dezembro e, se avançar, jogará contra o Pyramids, do Egito, no dia 13. Quem vencer disputará a grande final contra o PSG, marcada para o dia 17.
De acordo com o diretor comercial da Conmebol, Juan Emilio Roa, as conversas sobre uma final fora do continente já começaram.
"Posso dizer que já definimos um roteiro para os próximos anos, mas seguimos avaliando. Isso faz parte do que precisamos fazer para aumentar o interesse global. Estamos trabalhando em uma combinação de ações para ampliar o engajamento fora da América do Sul, desenvolvendo narrativas, experiências de marca durante a final e produzindo mais histórias sobre clubes e jogadores", disse Juan ao portal 'The Athletic'.
A última final da Libertadores fora da América do Sul aconteceu em 2018, entre River Plate e Boca Juniors. No estádio Santiago Bernabéu, na Espanha, o River foi o campeão.









































