MundoBola Flamengo
·7 gennaio 2025
In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·7 gennaio 2025
Se José Boto comanda o futebol, Marcus Vinícius Simões Freire é o responsável pelos Esportes Olímpicos do Flamengo. Ele chega com bagagem de atleta e também de gestor para contribuir com a evolução das modalidades. O anúncio foi feito pelo clube nessa terça-feira (7), e o Fla justificou explicando que está ampliando sua estratégia profissional, além de fortalecer a gestão esportiva.
Marcus Vinícius foi jogador de vôlei, participando da chamada Geração de Prata do esporte brasileiro. Ele venceu a medalha de prata nas Olimpíadas de 1984, em Los Angeles, além de ser campeão Pan-Americano em 1983. Ele iniciou fazendo base no Mengão, jogando como júnior de1976 a 1977, mas voltou para jogar profissionalmente entre 1987 e 1988. Em seguida, Marcus Vinícius foi para a Europa.
Sua experiência como gestor, no entanto, aconteceu como CEO do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Ele permaneceu no cargo entre 2008 e 2016, ficando a frente dos brasileiros nas edições das Olimpíadas que aconteceram no período.
Além disso, Marcus trabalhou no Fluminense como Executivo Geral e executivo de empresas digitais. Seu trabalho no clube foi de estabelecer um modelo de excelência e governança, de acordo com a apresentação do Flamengo.
O Flamengo aponta que o grande intuito ao ter Marcus Vinícius é vislumbrar a modernização dos Esportes Olímpicos, além de impulsionar essas modalidades. O clube espera que o legado flamenguista seja fortalecido nesses esportes com Marcus Vinícius chefiando tudo isso.
Além da experiência profissional, cabe destacar que o nome tem graduação em Economia, além de MBAs, Programa executivo e Programa de Desenvolvimento de Conselheiros.
O Flamengo destaca ainda que está focado no fortalecimento da estrutura de gestão, desejando alinhar a tradição vencedora do DNA do clube com a visão de futuro da nova gestão.