Coluna do Fla
·21 febbraio 2025
Flamengo está próximo de ser o único clube grande do Rio a não ser SAF

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·21 febbraio 2025
As Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs) estão começando a dominar o Brasil, principalmente no futebol carioca. Não à toa, o Flamengo se aproxima de ser o único clube grande do Rio a não ter este tipo de modelo administrativo.
Segundo informação do GE, o Fluminense avançou nas tratativas para se tornar SAF. O banco BTG, contratado para analisar as finanças e assessorar o rival na busca por investidores, informou que o clube irá receber uma proposta em breve.
O Fluminense, no entanto, ainda precisa levar a votação para formar SAF aos Conselhos, que são: Diretor, Deliberativo e Fiscal. Logo depois, os sócios precisam votar na mudança ou não da metodologia administrativa. Caso seja aprovada, o rival também se tornará uma Sociedade Anônima do Futebol.
Entre os grandes do Rio de Janeiro, Vasco e Botafogo se tornaram SAFs nas últimas temporadas e já começaram a investir na reformulação do elenco. No entanto, mesmo sem este tipo de modelo administrativo, o Flamengo segue dominando o futebol carioca.
Desde 2019, o Flamengo conquistou 14 títulos, somando duas Libertadores, dois Campeonatos Brasileiros e duas Copas do Brasil. Ou seja, o Rubro-Negro não precisou mudar o modelo administrativo para dominar o futebol brasileiro.