Coluna do Fla
·28 dicembre 2025
Flamengo trabalha com 3 opções para o caso de renovação com Filipe Luís não acontecer

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·28 dicembre 2025

Se inicialmente a renovação de Filipe Luís com o Flamengo era tratada como ‘natural’, agora, a situação entrou em estado crítico. Faltando três dias para o contrato do treinador acabar, as partes não entraram em total acordo. Com isso, o Fla trabalha com três opções possíveis.
Atualmente, a diretoria do Flamengo trabalha com três opções para substituir Filipe Luís se for preciso. Dessa forma, os portugueses Leonardo Jardim e Artur Jorge, além do ítalo-brasileiro Thiago Motta, são os planos A, B e C do Fla.
Contudo, cada um dos treinadores tem um ‘porém’ envolvido para uma possível negociação com o Flamengo. O GE divulgou as informações inicialmente. Em resumo, Leonardo Jardim entrou em acordo para se desligar do Cruzeiro, com o objetivo de se aposentar.
Por outro lado, Thiago Motta fez a carreira praticamente toda no futebol italiano. Inclusive, o último trabalho do treinador foi na Juventus (ITA), na qual o comandante e Danilo se tornaram desafetos à época. Fora isso, o técnico precisaria de uma maior adaptação ao Brasil.
Por fim, Artur Jorge é o terceiro nome avaliado internamente no Flamengo para substituir Filipe Luís, se for preciso. Apesar disso, o treinador português que ganhou a Libertadores e o Brasileirão pelo Botafogo, tem uma alta multa rescisória no Al Rayyan, do Catar.
Em suma, a multa de Artur Jorge é de aproximadamente US$ 6 milhões (aproximadamente 33,2 milhões na cotação atual). Com isso, o Flamengo considera o valor alto. O treinador tem contrato com o Al-Rayyan até junho de 2027.
Vale ressaltar que, apesar de toda a novela, a prioridade do Flamengo segue sendo renovar o contrato com Filipe Luís. No último sábado (27), houve flexibilizações dos dois lados e o treinador aceitou o valor oferecido pelo clube.
Apesar disso, Filipe Luís aceitou uma oferta abaixo da que pedia inicialmente e compôs o acordo com bonificações por metas e uma multa rescisória acessível ao mercado. Por fim, o vínculo seria de dois anos.
Neste ínterim, o entrave nas negociações atualmente é outro. Isso porque, Filipe Luís entende que a remuneração do auxiliar Ivan Palanco e do preparador físico Diogo Linhares, não devem sair de dentro do valor acordado.
O treinador, porém, acha que o Flamengo precisa acertar os salários do auxiliar e do preparador físico de forma separada. Internamente, alguns dirigentes pressionam o clube a desistir do negócio caso não tenha um desfecho neste domingo (28).
Contudo, o Flamengo prioriza renovar com Filipe Luís e pretende esticar a corda ao máximo possível. Apesar disso, o clube não deseja esperar o fim do contrato, ou seja, a ideia é resolver o imbróglio antes do dia 31 de dezembro.









































