Coluna do Fla
·5 agosto 2025
Flamengo x Botafogo: retrospecto e maiores clássicos da história

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·5 agosto 2025
Existe o ‘Clássico dos Milhões’ no Rio de Janeiro, entre Flamengo e Vasco, mas também tem o ‘Clássico da Rivalidade’, que é entre o Mais Querido e o Botafogo. Diante da equipe de General Severiano, o Rubro-Negro tem um histórico bastante favorável.
Atualmente, Flamengo e Botafogo já se enfrentaram 386 vezes na história. O Mais Querido, portanto, conquistou 145 vitórias e perdeu 116 duelos, além de 125 empates. Ou seja, o Rubro-Negro tem 29 triunfos a mais diante do rival.
Vitórias do Flamengo: 145 Vitórias do Botafogo: 116 Empates: 125 Gols do Flamengo: 587 Gols do Botafogo: 530
Além disso, outro ponto importante é que o Flamengo já balançou as redes 587 vezes, enquanto o Botafogo comemorou 530 tentos. Sendo assim, o saldo de gols do Mais Querido é bastante expressivo, visto que é +57.
Em relação apenas aos jogos do Campeonato Carioca, o Flamengo também tem vantagem. Os rivais se enfrentaram 239 vezes na história e o Mais Querido conseguiu 95 vitórias, enquanto o Botafogo alcançou 77 triunfos. Além disso, o clássico terminou empatado 67 vezes.
Ao contrário dos jogos realizados no Campeonato Carioca, o que mais prevalece no clássico entre Flamengo e Botafogo, no Brasileirão, é o empate. Isso porque, em 68 partidas disputadas, 28 terminaram com placar igualado. Além disso, o Mais Querido conseguiu 24 vitórias e sofreu 18 derrotas.
Flamengo e Botafogo se enfrentaram apenas quatro vezes na história da Copa do Brasil. Apesar disso, o Mais Querido conseguiu eliminar o rival nas duas vezes que enfrentou. O Mais Querido venceu na temporada 2013 por 5 a 1, no agregado, após empate por 1 a 1 e triunfo por 4 a 0.
Por fim, o Flamengo eliminou o Botafogo na Copa do Brasil em 2017. Com assistência genial de Berrio, Diego finalizou para o fundo das redes e garantiu a vitória por 1 a 0 para o Mais Querido, se classificando à final da competição contra o Cruzeiro.
Não dá para deixar de lado um dos jogos que ficaram marcados na memória do torcedor do Flamengo. Na temporada 2008, o Mais Querido venceu o jogo válido pela Taça Guanabara e os jogadores rivais choraram na coletiva de imprensa, reclamando da arbitragem.
Sendo assim, no jogo seguinte do Flamengo, contra o Cienciano (PER), pela Libertadores, Souza balançou as redes e comemorou fazendo o ‘chororô’. O gesto do atacante, é claro, ficou marcado na história entre o Mais Querido e o Botafogo.
Sim! O Flamengo fez o Botafogo passar vergonha na temporada 2013, pela Copa do Brasil. O Mais Querido até empatou com o rival por 1 a 1 no jogo de ida das quartas de final do mata-mata nacional, porém, não teve pena no duelo de volta.
Com Hernane Brocador no auge da carreira, o Flamengo aplicou uma goleada história de 4 a 1 sobre o Botafogo, no Maracanã, pelas quartas de final da Copa do Brasil. O atacante fez três gols e ‘fechou o caixão’ do rival. Além disso, Léo Moura, de pênalti, também deixou a marca no clássico.
A maior goleada dada pelo Flamengo no Botafogo ocorreu em 15 de agosto de 1926, no campo da rua Paissandu, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o Mais Querido venceu o rival por 8 a 1, em jogo válido pelo Campeonato Carioca.
Live