MundoBola Flamengo
·25 settembre 2025
Flamengo x Estudiantes: Zinho cita motivação especial para rival na Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·25 settembre 2025
É dia decisão para o Flamengo na Libertadores, contra o Estudiantes, e o ex-jogador Zinho fez uma análise sobre o ambiente que o Rubro-Negro vai encontrar em La Plata. Hoje comentarista, o cria da Gávea ressaltou a superioridade técnica da equipe, mas alertou sobre uma motivação a mais dos argentinos.
A questão é que, apesar de ter vencido por 2 a 1 na ida, o fim de jogo deu um gosto de sobrevida ao Estudiantes. Superado amplamente em campo e batido por 2 a 0, o time argentino viu Plata ser expulso, Andrés Rojas virar o protagonista da partida e o Flamengo se desconcentrar. Como resultado, marcou.
E, mais importante do que isso, se manteve vivo para o segundo jogo, que vai decidir o classificado à semifinal da Libertadores. Na opinião de Zinho, isso eleva o equilíbrio do jogo e indica um Estudiantes realmente motivado em campo após tudo que rodeou a partida. Inclusive a anulação do cartão de Plata.
"Previsão de um jogo muito equilibrado. Muito pela pressão, que vai existir no jogo. Por parte da torcida, da atmosfera do estádio, do gol que o Flamengo levou no final do jogo, com a polêmica da expulsão, tudo isso vai ser levado para campo", analisou Zinho.
E um cenário muito comum para times brasileiros foi previsto por Zinho para a partida desta quinta-feira (25): a catimba. Apesar de estar em desvantagem, o Estudiantes deve usar das provocações como uma arma comum no jogo de hoje, assim como as faltas. Afinal, o clima esquentou na reta final da ida.
E Zinho reforçou a necessidade de manter a cabeça no lugar e se distanciar de situações que possam gerar problemas. O destaque do ex-jogador foi de que, tecnicamente, o Flamengo é superior ao adversário. Assim, não se pode deixar igualar pelas provocações e demais ruídos externos.
"É importante que a equipe não entre no jogo da catimba, porque é a forma que o time argentino tem de igualar o jogo. Porque, tecnicamente, o Flamengo é muito melhor", decretou.
Por fim, o tetracampeão do mundo com a Seleção considerou a possibilidade de que a partida vá para os pênaltis nesta noite. Para que isso aconteça, porém, o Estudiantes precisa vencer necessariamente por um gol de diferença, igualando a vantagem do Flamengo na ida.
A opinião de Zinho, porém, é de que haverá um vencedor: o Flamengo. Caso o duelo vá para as disputas de pênalti, porém, o comentarista ressaltou que os dois lados contam com goleiros que inspiram confiança pelo histórico e pelos momentos que vivem.
"Acho que o Flamengo ganha o jogo. Agora, tudo é possível. O adversário está motivado com o gol fora de casa e as polêmicas. Se for para pênalti, são dois excelentes goleiros. Muslera é muito experiente, e o Rossi vive grande momento. Os dois passam muita confiança. A pressão maior estará nos jogadores", finalizou.
A partida entre Flamengo e Estudiantes será disputada na Argentina, nesta quinta-feira, pela volta das quartas de final da Libertadores. O Rubro-Negro precisa de um empate para se classificar à semifinal, algo que não consegue desde 2022 — quando foi campeão. A bola rola a partir de 21h30 (horário de Brasília).
Aviso de Jogo Responsável: as apostas esportivas envolvem riscos financeiros. Não há resultados garantidos, e as odds podem variar até o início e durante a partida. Aposte com responsabilidade, apenas valores que esteja disposto a perder. Proibido para menores de 18 anos.
Live