MundoBola
·15 dicembre 2025
Flamengo x PSG: como transferência de Paulo César Caju levou ao primeiro duelo entre ambos

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·15 dicembre 2025

A marca Flamengo se expande mundialmente cada vez mais, mas isso não vem de hoje. O clube sempre participou de ações para crescer ao redor do mundo. Uma dessas situações foi contra o próprio PSG, em um acordo envolvendo a transferência de Paulo César Caju.
O Mengão gostava de fazer excursões pela Europa, e soma muitos títulos amistosos conquistados longe do Brasil. Em 1975, o primeiro confronto contra o PSG na história aconteceu no dia 8 de outubro.
O Rubro-Negro foi para a França para mais uma de suas excursões e conseguiu vencer a equipe parisiense por 2 a 0. Mas esse jogo só aconteceu por conta de Caju.
Revelado pelo Botafogo, Paulo César Caju veio ao Flamengo em 1972. Mas, em 1974, foi negociado para o Olympique de Marseille, da França. Uma das cláusulas da negociação era de que o clube francês organizaria uma excursão para o Flamengo na França.
O clube disputaria um amistoso com a equipe brasileira. O Mengão aceitou, já que a situação era boa para a marca, e o clube também visava voltar a participar do Torneio de Paris, que já havia sido jogado pelo clube em 1958.
Em 1975, o Marseille cumpriu sua parte do acordo, mas contou com o PSG, clube que tinha apenas cinco anos de existência.
O presidente do PSG era Daniel Hechter, que era amigo de Jean-Pierre Klein, vice-presidente do Olympique e Marseille. Ambos formaram uma parceria para os amistosos contra o Flamengo.
Na primeira partida, vencida pelo Mengão, um time misto com jogadores de ambas as equipes vestiu a camisa do PSG. Em um segundo jogo, que terminou empatado por 1 a 1, em Marselha, a equipe vestiu a camisa do Olympique de Marseille.
Na vitória flamenguista, eram oito jogadores do PSG em campo, grande maioria, com apenas quatro jogando o segundo jogo, do empate.
O Flamengo já tinha Zico, que participou do jogo contra o PSG. A equipe escalada por Carlos Froner era a seguinte:
Renato; Júnior, Rondinelli, Jayme de Almeida, Rodrigues Neto; Liminha, Tadeu, Zico; Paulinho, Luisinho, Luiz Paulo.
O gol o Flamengo aconteceu aos 13 minutos de jogo, com o Galinho iniciando a jogada fatal. Ele lançou Paulinho na direita, que foi até a linha de fundo e cruzou para Luisinho marcar de cabeça.
No gol, Renato brilhou para impedir que o PSG empatasse a partida. Os franceses pressionaram, mas não conseguiram deter Zico e seus companheiros, e Luisinho voltou a marcar para fechar o caixão parisiense e dar a vitória ao Mais Querido do Mundo.









































