Gazeta Esportiva.com
·5 dicembre 2025
Fluminense aposta em bom retrospecto como mandante para confirmar vaga na fase de grupos da Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·5 dicembre 2025

O Maracanã tem sido um dos maiores trunfos do Fluminense na atual temporada. Neste ano, o Tricolor das Laranjeiras atuou 34 vezes como mandante, venceu 23, empatou sete e perdeu apenas quatro, registrando um aproveitamento de 74,5%.
A equipe de Luis Zubeldía é a terceira melhor mandante do Brasileirão, atrás apenas de Flamengo e Bahia. Inclusive, se o Fluminense vencer o Esquadrão de Aço, encerrará o Campeonato como o segundo melhor mandante, atrás do rival rubro-negro.
Desde a chegada de Zubeldía, o retrospecto é ainda melhor. Em oito partidas, foram oito vitórias, com 17 gols marcados e apenas um sofrido. Nesse período, o Tricolor das Laranjeiras venceu Botafogo e Flamengo, além de golear o São Paulo.
Além do bom desempenho em casa, o Fluminense tem outro trunfo para buscar a vaga na fase de grupos da Libertadores. Como mandante, a equipe carioca não perde para o Bahia desde junho de 2011, quando sofreu um revés por 1 a 0, com gol de Jobson.
Desde então, foram 11 jogos: oito vitórias do Fluminense e três empates. As partidas ocorreram no Brasileirão e na Copa do Brasil, e foram disputadas no Maracanã, Mané Garrincha e Engenhão.
No Maracanã, palco do duelo deste domingo, foram oito partidas, com sete vitórias do Fluminense e um empate. O confronto mais recente foi em setembro, quando o Tricolor venceu o Bahia por 2 a 0 na ida das quartas da Copa do Brasil, com gols de Canobbio e Thiago Silva.
O duelo deste domingo é decisivo, pois vale uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Atualmente, o Fluminense é o quinto colocado, com 61 pontos, seguido pelo Bahia, que tem 60.
Em caso de empate, o Botafogo, sétimo colocado também com 60 pontos, precisa vencer o Fortaleza para assumir a quinta posição.
No entanto, o Fluminense tem outra chance de garantir vaga direta: conquistar a Copa do Brasil. O time fará clássico contra o Vasco na semifinal, com o duelo de ida marcado para a próxima quinta-feira, às 20h (de Brasília), em São Januário.









































