Zerozero
·2 settembre 2025
Foi vendido, recomprado no espaço de 33 dias e acabou... emprestado: a história de Ishé Samuels-Smith

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·2 settembre 2025
Num mercado cada vez mais globalizado e com valores assombrosos a envolver transferências, também os clubes arranjam mecanismos para preencher as respetivas necessidades. Foi o caso do Chelsea e do Strasbourg que, pertencendo ao mesmo consórcio detido por Todd Boehly, protagonizaram uma movimentação... insólita com 33 dias a separar compra e venda de Ishe Samuels-Smith. Confuso? Passemos a explicar.
Contratado pelos blues ao Everton, no verão de 2023, por cerca de cinco milhões de euros, o jovem lateral inglês nunca se chegou a estrear pela equipa orientada por Enzo Maresca, mas nem por isso deixou de motivar uma manobra digna de registo.
Transferido para o clube francês com ligações cada vez mais estreitas com os ingleses no passado dia 30 de julho, foi para espanto de todo o universo dos dois clubes e dos amantes de futebol internacional, que Ishe Samuels-Smith viu anunciado o seu empréstimo ao Swansea... por parte do Chelsea.
Sem pormenores da mais recente ligação ao clube de Stamford Bridge, uma evidência sobressai: é que o rápido retorno do inglês de raízes jamaicanas coincide com o ingresso de Ben Chilwell na formação gaulesa.
Uma das poucas coordenadas desta manobra pouco comum, mas que, a par de outras estratégias de negócio, podem muito bem servir de inspiração entre outros grupos a envolver clubes de vários países.
Por agora, Ishe Samuels-Smith vai competir no Championship, com as cores do Swansea, mais próximo do progresso enquanto jogador e longe das estratégias do dirigismo futebolístico. Por agora...